compartilhe >>

Veja em quais localidades de Vera Cruz as estradas foram impactadas pelas fortes chuvas


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 14/07/2020 10:43
Atualizado 14/07/2020 10:43

Geral   MUITA ÁGUA

Nos últimos dias, muito se falou nos prejuízos causados pelas fortes chuvas na região. Foram alagamentos, bloqueios de estradas, além da invasão da água em pátios e residências. No entanto, outro tipo de impacto também pode ser contabilizado: os estragos nas estradas, principalmente as da área rural.  Em Vera Cruz, por exemplo, com o sol dando as caras na última quinta-feira, os trechos mais prejudicados ficaram visíveis. Foram revelados, então, problemas como buracos, entupimento de bueiros, acúmulo de lama e quebra em tubulações subterrâneas. 

O secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, Maiquel Aretz, afirma que Linha Borges de Medeiros está entre as localidades que sofreu impactos na tubulação. Aretz explica que o excesso de chuva, registrado entre terça e quarta-feira da semana passada, causou quebra na tubulação, que não aguentou a força da água, bem como ficou sobrecarregada pelo peso da terra molhada e pela passagem de caminhões. No local, os reparos e a substituição dos canos foram realizados na última sexta. Em Linha Andréas, em ponto próximo ao britador, foi registrado problema semelhante. “A tubulação não deu vazão à água e estourou. Já realizamos a limpeza do ponto, mas ainda tem um possível aumento da tubulação, o que deve ser feito nos próximos dias”, afirma. 

Outras localidades como Vila Progresso, Entre Rios, Mato Alto, Coxilha Mandelli, Linha Tapera, Dois de Dezembro, Floresta e Henrique D’Ávila também tiveram prejuízos com a chuvarada. Entre as reclamações está o entupimento de valetas e bueiros, transtorno que chegou a bloquear a saída e entrada de moradores de suas propriedades, bem como contribuiu para o avanço da água sobre as estradas. Ainda, foi ocasionado o acúmulo de lama, que tem dificultado nos últimos dias a passagem de pedestres e veículos em alguns trechos. Segundo Aretz, os reparos, realizados pelas secretarias de Obras e de Desenvolvimento Rural, iniciaram na quinta-feira, após a trégua nas chuvas. Desde então, foram realizados patrolamento e a colocação de material britado nas estradas para melhorar a mobilidade, o que já foi realizado nas Linhas 2 de Dezembro, Henrique D’Ávila e Tapera, bem como em Vila Progresso e Entre Rios. Também tem sido feita a limpeza de valetas e de bueiros para dar vazão a água. 

O secretário afirma, ainda, que na área urbana, as fortes chuvas causaram o entupimento de bueiros, em função também das folhas e da sujeira acumulada nos cordões das calçadas. “Já foram destinadas equipes para fazer essas limpezas, começando pelos pontos onde a situação é mais crítica”, acrescenta.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Patrolamento já foi realizado em algumas localidades
Patrolamento já foi realizado em algumas localidades