compartilhe >>

Prefeitura inicia semana com força-tarefa para reestruturar Vila Mariante


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 13/07/2020 10:54
Atualizado 13/07/2020 11:36

Região   RECOMEÇO

Após um fim de semana cheio de trabalho, mutirão e solidariedade voltada para as pessoas atingidas com a maior enchente de Vila Mariante nos últimos 60 anos, a semana inicia com mais ações para reestruturar casas e acessos nas localidades afetadas do 2º Distrito.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) deslocou toda a equipe, entre eles, pedreiros, eletricistas, de limpeza urbana (que atuam em limpeza de bueiros, estruturação de calçamento) e maquinário e caminhões para realizar o recolhimento de entulhos, entregas de móveis e melhorias nas estradas e acessos. “Na sexta-feira à noite e sábado durante todo o dia eletricista da Prefeitura ficou de plantão. E hoje então seguimos com as demais ações. Toda equipe está concentrada nesta força-tarefa daquele Distrito”, enfatiza o Secretário da Pasta, Vilmar Bender. O Corpo de Bombeiros também auxilia com a lavagem de alguns locais, como da escola, comunidade, posto de saúde, capatazia.

Apesar da subida do nível da água novamente de domingo para esta segunda-feira, 13, nenhuma família precisou deixar a moradia, por enquanto. Ainda no domingo, as pessoas que estavam, desde quinta-feira, abrigadas no Ginásio de Mangueirão retornaram para suas casas. No local receberam alimentação, roupas e colchões e cobertores para dormir.

A Secretaria Municipal de Saúde também se deslocou ao local com ambulância, médico e enfermeira, onde averiguaram a situação das pessoas e realizaram o levantamento e entrega de medicações de uso contínuo.

Doações

Ao longo desta segunda-feira (13), a Prefeitura também realiza roteiro de recolhimento de doações pela cidade. Quem tiver para doar móveis, eletrodomésticos podem levar para o Ginásio de Exposições do Parque do Chimarrão. Ou então ligar para o 51 99770-0718 ou 3983-1030 e informar o endereço. Outros donativos como alimentos, materiais de limpeza e higiene, calçados, meias e cobertores podem ser encaminhados para o prédio da antiga Secretaria de Cultura, em frente à Biblioteca Municipal, na Rua Osvaldo Aranha, esquina com a Reinaldo Schmaedecke. Por enquanto não há mais necessidade de doações de roupas.

Durante o fim de semana, inúmeros voluntários e servidores do Executivo realizaram a distribuição de mantimentos no QG montado no Posto de Saúde da comunidade. No local foram entregues mais de 400 kits de alimentos, produtos de higiene e limpeza, mais de 150 colchões, cobertores, travesseiros, roupas de cama. No salão comunitário foram servidos lanches e almoço. No local segue sendo feita a distribuição de roupas e calçados.

Ao longo do fim de semana inúmeras empresas, entidades, pessoas da comunidade auxiliaram com muitos mantimentos. “Conseguimos dar este suporte inicial para cerca de 90% dos atingidos. Esta corrente do bem que se formou no município foi crucial para o êxito deste trabalho que só está começando”, enfatizou o Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Mateus Deitos Rosa.


Foto: Divulgação
Prefeitura inicia semana com força-tarefa para reestruturar Vila Mariante