Venâncio anuncia testagem em massa da população


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 10/07/2020 21:09
Atualizado 10/07/2020 21:10

Região   CORONAVÍRUS

Em mais uma ação que envolve o combate e o controle da disseminação do Coronavírus em Venâncio Aires, a Prefeitura anunciou na tarde desta sexta-feira (10), a testagem em massa da população.

O primeiro lote, que deve chegar na segunda quinzena de julho, será composto por 15 mil testes rápidos, que poderão ser aplicados em Unidades de Saúde, Hospital São Sebastião Mártir, UPA, Drive Thru no Centro, no Centro Respiratório no Pavilhão São Sebastião Mártir, entre ações pela cidade. Até lá os profissionais que irão aplicar os testes irão passar por treinamento. Adquirido com recursos vindos para o enfrentamento do Coronavírus no Município, o primeiro lote terá um investimento de R$ 825 mil.

Durante o anúncio da nova medida, em live na página oficial da Prefeitura no Facebook, o Prefeito Giovane Wickert, ao lado do Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, explicou que de acordo com a demanda serão testadas mais pessoas, superando a marca de 20% da população testada. "Não será obrigatório, mas aquela pessoa que quer testar que acha que pode estar com o vírus ou se em algum momento achou que tivesse o contraído, poderá testar na nossa rede. Com a chegada do primeiro lote serão dados mais detalhes de como serão feitas testagens”.

O Chefe do Executivo ainda enfatizou que esta é mais uma ação associada a outras iniciativas já tomadas pelo Município no combate a pandemia. “Fomos um dos primeiros Municípios no Estado a montar um Centro Respiratório no Centro da cidade - que iniciou os atendimento em 20 de março -; implantamos as plataformas virtuais de apoio o Dr. Protege e o Dr. Protege Saúde Mental, a Central de Atendimento médico 0800, instituímos a utilização e distribuição gratuita de máscaras, buscamos e alcançamosa ampliação de leitos de UTI e fizemos repasses importantes de recursos ao Hospital São Sebastião Mártir.”, disse.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, a medida é importante e segue recomendações da OMS. "Segundo a Organização Mundial de Saúde a testagem em massa é um fator muito importante para que se tenha o entendimento como o Coronavírus vem circulando nas cidades, estados e país. Mas não é um processo fácil, em virtude de custos e chegar de fato na população. Mas Venâncio vai dar esse passo em relação ao Coronavírus. Os primeiros testes sorológicos estão encomendados. E conforme for a procura será feita a aquisição de mais lotes, até para que se possa acompanhar a oferta e valor do item no mercado.”

O Secretário ainda destacou que na próxima semana, no dia 18 inicia a pesquisa de soro prevalência em toda a região, inclusive em Venâncio. A partir da encomenda do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e Unisc, serão feitas testagens em quatro finais de semana. No Município serão 200 testes por rodada.


Foto: Divulgação
Venâncio anuncia testagem em massa de prevalência do Coronavírus no município
Venâncio anuncia testagem em massa de prevalência do Coronavírus no município