compartilhe >>

Polícia Civil de Santa Cruz desmantela quadrilha que aplicava golpes no Vale do Rio Pardo


Publicado 09/07/2020 17:59
Atualizado 10/07/2020 06:33

Polícia   AÇÃO POLICIAL

Era de dentro de uma cela da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) que um golpe que colecionou vítimas na região desde o início do ano era comandado. Na manhã desta quinta-feira (9), uma operação desencadeada pela 2ª Delegacia da Polícia Civil de Santa Cruz, com apoio da Susepe, cumpriu sete mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha que aplicava o golpe do falso depósito. A investigação aponta para mais de 30 crimes desse tipo praticado pelo mesmo grupo criminoso. Além da Peva, foram cumpridos mandados nos bairros Pedreira, Santo Antônio, Esmeralda e Progresso, em Santa Cruz.

Conforme o titular da 2ª DP, delegado Alessander Zucuni Garcia, no decorrer das diligências foram apreendidos, além de diversos eletrônicos (celulares, videogames e televisor), dois automóveis utilizados pelos criminosos para a prática dos delitos. "A investigação constatou a existência de uma associação criminosa estabelecida para a prática dos referidos delitos, restando identificados mais de dez indivíduos com participação nas empreitadas criminosas", disse.

Durante a investigação, foi descoberto que o líder da quadrilha, um homem de 29 anos, chefiava a célula criminosa de dentro da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, local que também foram realizadas buscas, restando apreendidos, dentre outros objetos, cinco aparelhos celulares. O homem tem 29 anos e extensa ficha criminal.

Ainda de acordo com Zucuni, mesmo com um extenso trabalho e com provas contundentes contra os autores, o judiciário não concedeu as prisões preventivas. "Apesar de o grupo criminoso haver cometido inúmeros delitos (mais de trinta ocorrências), restando angariada farta prova acerca da autoria dos crimes, o Poder Judiciário, num primeiro momento, entendeu por não haver motivos para decretação da prisão preventiva dos principais envolvidos", lamenta.

O trabalho da Polícia Civil agora segue para identificar eventuais proprietários dos objetos apreendidos e proceder à restituição dos bens e também na identificação de outros envolvidos nos crimes.

O golpe

Os estelionatários simulavam compras pela internet nas redes sociais. Na sequência, mandavam prints com de uma suposta transferência de valores ou do pagamento do boleto referente ao preço. A Polícia Civil também busca identificar a possibilidade dos criminosos usarem um aplicativo para manipular a imagem de uma transferência anterior. Para fazer o contato com a vítima, ainda usavam um adolescente. Era o jovem que tinha a função de contatar pessoalmente com as vítimas

 


Foto: Divulgação
Objetos foram apreendidos
Objetos foram apreendidos

Foto: Divulgação
Polícia Civil de Santa Cruz desmantela quadrilha que aplicava golpes no Vale do Rio Pardo


Foto: Divulgação
Polícia Civil de Santa Cruz desmantela quadrilha que aplicava golpes no Vale do Rio Pardo