compartilhe >>

SINE Vera Cruz volta a ofertar vagas. Veja quais são elas


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 11/07/2020 09:00

Geral   RETOMADA DE EMPREGO

A rotina de atendimento nas Agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE) do Estado sofreu alterações com a pandemia, acompanhando a leva de demissões e a crise em diversos setores. Entre as mudanças, teve crescimento a demanda de encaminhamentos do seguro-desemprego em muitas delas, menor oferta de vagas de trabalho, além da suspensão das atividades presenciais por quase dois meses. A agência em Vera Cruz, por exemplo, ficou sem novas ofertas de emprego por até mais tempo, situação que ainda era registrada no início de junho. Do mês passado para cá, conforme o coordenador, Sidnei Fernandes, as empresas têm voltado a abrir oportunidades aos trabalhadores - ainda que timidamente. 

Dessa forma, a agência está ofertando vagas de mecânico, eletricista, cozinheira, operador de grua florestal, entre outras - para trabalhar em Vera Cruz. Já para atuação em Santa Cruz do Sul, as oportunidades são na Metalúrgica MOR (confira no quadro). “As vagas da metalúrgica são para auxiliar de produção, mas na seleção da empresa os trabalhadores são contratados para cargos como jardineiro, mecânico e operador de empilhadeira. São diferentes oportunidades”, frisa Fernandes. Conforme ele, as entrevistas de emprego junto ao SINE continuam suspensas, sendo feitas diretamente nas empresas. Ele lembra, ainda, que os currículos podem ser encaminhados para o e-mail veracruz@fgtas.rs.gov.br ou diretamente para as empresas. 

Embora tenha mantido a intermediação de vagas de trabalho nos últimos meses, o coordenador da agência do SINE em Santa Cruz do Sul, Marcel Knak, afirma que há poucas vagas ofertadas no momento. Segundo ele, as oportunidades têm sido voltadas à linha de produção e à construção civil. “A procura pela população tem sido bem menor nas últimas semanas, isso porque as pessoas sabem que não temos muitas vagas em aberto atualmente”, justifica. Knak reforça que as vagas podem ser acompanhadas através da página no Facebook: FGTAS/Sine Santa Cruz do Sul.  

Confira as vagas disponíveis na agência do SINE em Vera Cruz:
Agente de vistoria de alarmes (Ensino médio e CNH A); auxiliar administrativo (pró-ativo e que trabalhe bem em equipe); mecânico de manutenção industrial (com experiência); soldador (com experiência); serviços gerais; cozinheira (com experiência, para trabalho das 18 às 12 horas); operador de grua florestal (com experiência em máquina hidráulica e trator); eletricista (com experiência e disponibilidade de horário / manutenção de processamento de tabaco); auxiliar de produção para Metalúrgica Mor.

Solicitações de seguro-desemprego caem na agência de Santa Cruz
Desde abril, os encaminhamentos de seguro-desemprego na agência do SINE em Santa Cruz do Sul têm diminuído gradativamente. “Isso ocorre porque o próprio trabalhador tem realizado os encaminhamentos via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e site [gov.br/trabalho]”, explica Knak. “No início, o sistema apresentava bastante inconsistência, mas vem sendo atualizado e melhorado. Exemplo disso é que agora empregado(a) doméstico(a) pode fazer o próprio encaminhamento online, o que antes não era possível”, completa. Na agência, ele afirma que diariamente são atendidas cerca de 20 pessoas que buscam serviços como correção de divergências cadastrais, auxílio no encaminhamento do seguro-desemprego,  orientações e encaminhamento de recursos.

Quanto aos atendimentos relacionados ao seguro-desemprego na agência de Vera Cruz, Fernandes afirma que esses têm sido muito pontuais - o que é registrado desde o início da pandemia. Se no período anterior a março eram realizados cerca de seis atendimentos diários nesta ordem, hoje são no máximo dois. Isso ocorre, segundo ele, pelo mesmo motivo apontado em Santa Cruz: o encaminhamento via aplicativo ou site. “Dessa forma, acabamos atendendo a população mais para orientações em casos de divergência de informações ou alguma dúvida ou ainda aqueles que não têm acesso à internet”, explica, ao afirmar que o mesmo acontece com serviços relacionados ao encaminhamento da Carteira de Trabalho e os cadastros na Intermediação de Mão de Obra (IMO), do Portal Emprega Brasil. 


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Vagas de emprego voltam a estampar porta do SINE em Vera Cruz
Vagas de emprego voltam a estampar porta do SINE em Vera Cruz