compartilhe >>

Corsan vai ampliar capacidade de água do Lago Dourado


Publicado 08/07/2020 06:33
Atualizado 08/07/2020 06:33

Geral   SANTA CRUZ

Após Santa Cruz e região ter sofrido com a estiagem no início deste ano, deixando em alerta principalmente a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) quanto ao abastecimento de água, o nível do Lago Dourado tem se normalizado e já não preocupa mais a Companhia como antes. A intenção da Companhia, porém, é aumentar a capacidade do Lago em 15 centímetros que, segundo o superintendente regional, José Roberto Ceolin Epstein, parece pouco, mas em termos de volume de água mantém o abastecimento em aproximadamente seis dias. 

Conforme Epstein, atualmente o nível de água do Lago Dourado se encontra em 4m11cm, sendo que a capacidade máxima é de 4m82cm. No dia 10 de maio, quando foi registrado o ponto mais crítico, o nível de água chegou a 2m28cm. "Com 4m11cm hoje, podemos ver o quanto que aumentou o nível. O Lago Dourado está agora com mais de 75% da sua capacidade", acrescenta.

A intenção é atingir a capacidade máxima pelo menos até o fim deste mês para, depois, realizar os trabalhos e ampliar a capacidade nos 15 cm. O superintendente regional da Corsan ainda ressalta que desde o início de maio está sendo usada a estação de bombeamento do Rio Pardinho. "A situação da estiagem não nos preocupa mais como antes e vamos trabalhar para chegarmos à capacidade máxima até o fim do mês", complementa. 

Relembre: 

Estiagem reduz nível de água do Lago Dourado

Capacidade do Lago Dourado reduz a 30% do volume útil

 


Foto: Divulgação
Corsan vai ampliar capacidade de água do Lago Dourado