compartilhe >>

Vacina contra a gripe será liberada à população nesta quarta-feira


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 30/06/2020 17:49
Atualizado 01/07/2020 06:58

Geral   SAÚDE

Com a campanha nacional de vacinação contra a gripe encerrada nesta terça-feira (30), sem atingir a meta de 90% do público-alvo em Santa Cruz do Sul, as doses serão liberadas para a população a partir desta quarta-feira (1º). De acordo com o coordenador do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Róger Rodrigues Peres, as vacinas poderão ser feitas nos postos de saúde e no SIS da Unisc. 

Em Santa Cruz, a cobertura vacinal foi de 72,6%, o que significa que 45.265 das 62.349 pessoas que pertencem ao grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde foram vacinadas. Outras 7.970 pessoas se imunizaram na rede privada, totalizando 53.235 doses aplicadas no município. 

Conforme o coordenador, o pior desempenho foi do grupo de deficientes. O público estimado pelo Ministério da Saúde era de 4.373 pacientes. No entanto, apenas 164 foram vacinados. Entre os que atingiram ou até passaram a meta, estão os idosos, profissionais da saúde e da segurança. vac

Róger destaca que a campanha deste ano foi atípica em razão da pandemia, o que deve ter comprometido os resultados. Além disso, acredita que a inclusão de grupos pode ter impactado, já que aumentou significativamente o número de pessoas. "Mas embora a campanha tenha se encerrado, quem pertence ao público-alvo ainda deve se vacinar. A diferença é que a imunização também estará garantida para outras pessoas", comenta. 

Triagens

Com o fim da vacinação na Casa da CDL, a Secretaria Municipal de Saúde também encerrou nesta terça as triagens que eram realizadas no local. Apenas lá, 5.394 pessoas foram avaliadas. O objetivo foi identificar possíveis suspeitos de coronavírus por meio da medição de temperatura. Nas três etapas da iniciativa, incluindo as ações do Exército, foram contabilizadas 41.743 aferições e nenhuma delas com febre. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as triagens foram importantes para fazer uma acompanhamento da Covid-19 em pessoas que estavam nas ruas, além de poder orientar a comunidade sobre os cuidados.

Venâncio Aires

De acordo o Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Lili Müller, os grupos prioritários correspondentes a crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes e puérperas não atingiram a meta da campanha no município.

A partir desta quarta-feira, a imunização será aberta a população em geral. Serão 3,2 mil unidades da vacina distribuídas em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da cidade e interior, das 8h até às 11h e das 13h até às 16h30min, ou enquanto durarem os estoques.


Foto: Arquivo/Jornal Arauto
Vacina contra a gripe será liberada à população nesta quarta-feira