compartilhe >>

Veja quais grupos não atingiram a meta de vacinação contra a gripe


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 30/06/2020 06:33
Atualizado 30/06/2020 06:33

Geral   CAMPANHA NACIONAL

Nem mesmo a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação foi suficiente para que todos os grupos prioritários procurassem as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol para se protegerem da gripe. Até nova determinação, a Campanha deve encerrar nesta terça-feira, dia 30 de junho.

Em Santa Cruz do Sul, entre os grupos que atingiram a meta estão os idosos, os profissionais da saúde, os privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais da área de segurança e salvamento. Os demais grupos, conforme o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeiro Róger Rodrigues Peres, não atingiram, como crianças, gestantes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público, entre outros. O percentual mais baixo de imunização ficou para as pessoas com deficiência. Roger acredita que isso se deve a ser a primeira vez que eles fazem parte da campanha e o Governo Federal ter uma estimativa não tão real do número de pessoas que devem se imunizar. Em Santa Cruz, por exemplo, a estimativa era de 3.373. Até ontem à tarde, apenas 174 haviam se vacinado, o que representa pouco mais de 3% nesta faixa. O recomendado pelo Governo é de 90% em cada uma delas.

Em Vera Cruz, conforme dados do setor de imunização, atingiram a meta de vacinação os trabalhadores da saúde, as puérperas e os idosos. Os demais grupos prioritários, como crianças e gestantes, não atingiram. Números parciais de ontem mostram que foram vacinadas 5.476 pessoas, atingindo um percentual médio de 79,10%.

Em Vale do Sol, a parcial divulgada nesta segunda-feira, dia 29, pela 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, aponta que 3.758 vale-solenses se protegeram contra a Influenza neste ano. Dos grupos prioritários, o Município atingiu 87,14% da meta, com destaque para os trabalhadores da saúde, que ultrapassou os 100%, e os idosos, com 96,34%. Crianças, gestantes, puérperas e adultos ficaram abaixo dos 90%. 

Os três municípios foram questionados na tarde de ontem sobre possibilidade de aplicar as doses disponíveis da vacina na população em geral, a partir de quarta-feira, tendo em vista o encerramento da campanha. Santa Cruz do Sul e Vale do Sol aguardam definições se a Campanha será prorrogada ou não. Vera Cruz já está vacinando os pacientes que têm interesse.


Foto Arquivo Jornal Arauto
Até nova determinação, campanha encerra nesta terça
Até nova determinação, campanha encerra nesta terça