Inspetoria Veterinária deve deixar Vera Cruz


Publicado 27/06/2020 07:54
Atualizado 27/06/2020 07:55
Geral Região   AGROPECUÁRIA Fonte: Jornal Arauto

A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Vera Cruz poderá deixar de ter sede no Município. Em instrução normativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que passa a valer a partir de 25 de julho, coincidentemente, Dia do Colono e do Motorista, o Governo do Estado prevê reorganizar a estrutura do serviço de defesa agropecuária em unidades estruturais localizadas em municípios-sede. Com isso, Santa Cruz, Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu, Herveiras e Candelária terão como referência Santa Cruz do Sul. Segundo Giovana Rosa da  Costa, fiscal estadual agropecuária na IVZ de Vera Cruz, essa resolução leva em conta a deficiência em número de servidores e o movimento para a retirada da vacina contra aftosa no Rio Grande do Sul, o que tem motivado a seguir diversos apontamentos do Ministério da Agricultura. O assunto, é claro, repercutiu.

Giovana destacou que o atendimento de forma regionalizada - que também quer focar numa abordagem mais educativa e informativa - não deve causar interferência ao produtor local, apesar de não ter mais sede em Vera Cruz. “Para o produtor, nada muda”, frisa a veterinária, complementando que as tratativas estão avançadas com o Município para a contratação de um agente administrativo a ser incorporado na Secretaria de Desenvolvimento Rural, para que possa atender a comunidade e orientar no cadastro de controle animal e confecção de Guia de Transporte Animal (GTAS). 

Este projeto, do Poder Executivo, já ingressou na Câmara de Vereadores e poderá ir à votação nesta segunda-feira.  Na justificativa do prefeito Guido Hoff, a contratação temporária de um agente administrativo se dá em razão da necessidade de um servidor na Secretaria de Desenvolvimento Rural, em razão do fechamento da Inspetoria Veterinária no Município, e vai observar a  lista classificatória do banco de concursados. 
Ainda, não causará aumento de despesas com pessoal em razão da aposentadoria de outro servidor. Também ingressou no Legislativo um pedido de Moção de Apelo, proposta pelo vereador Dalvo Wink, a ser enviada, se aprovada, ao Governo do Estado. A moção solicita a manutenção e a continuidade dos trabalhos da Inspetoria Veterinária de Vera Cruz. “Sabe-se que todo alimento de origem animal que consumimos deve antes passar pela fiscalização. Cabe à Inspetoria a realização do controle animal, confecção de GTAs, controle de vacinação, entre outros serviços necessários para a saúde sanitária animal municipal”, justifica o vereador.

Inspetoria em Vera Cruz fica ao lado da Emater
Inspetoria em Vera Cruz fica ao lado da Emater (Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto)







Corona - Aqui não passa!