compartilhe >>

Assinado termo de cooperação para realização de pesquisa sobre a Covid-19 na região


Publicado 25/06/2020 10:25
Atualizado 25/06/2020 11:17

Geral   SAÚDE PÚBLICA

Mais um passo na área da saúde foi dado nesta quinta-feira (25). Em ato realizado nesta manhã, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) assinaram um acordo de cooperação. O objetivo é estabelecer as condições para a execução de uma pesquisa com a finalidade de mensurar a soroprevalência da Covid-19 na região de abrangência do Cisvale. O investimento é de cerca de R$ 500 mil.Deste valor, R$ 80 mil foi repassado pela empresa Philip Morris.

A pesquisa, que será composta por quatro etapas, terá início no dia 18 de julho e envolverá enfermeiros dos municípios e funcionários da Unisc, que comandarão o processo. A realização do estudo se dará sempre nos fins de semana, simultaneamente em todos os municípios do Vale do Rio Pardo. Profissionais da área da saúde irão até as residências, escolhidas por meio de sorteio, e aplicarão testes rápidos.

Segundo o médico infectologista, Marcelo Carneiro, com uma análise dessa forma será possível ter um retrato do que está acontecendo em uma determinada etapa de coleta. As etapas seguintes ocorrerão a cada 14 dias. "Esse acompanhamento em quatro etapas vai nos dizer se está aumentando, diminuindo ou se há uma estabilidade de casos. Importante é que após a primeira etapa, na segunda já se traz os resultados quase que imediatamente para a região, definindo como está o nosso comportamento. A partir daí é possível entender o quanto isso está impactando na disseminação da doença", comenta. 

A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, comemorou a iniciativa e disse que a pesquisa terá como papel auxiliar na tomada de medidas para que a região não tenha uma piora na classificação da bandeira. "Nenhum de nós quer passar para bandeira vermelha. Então estamos todos trabalhando", acrescenta. 


Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
Assinatura do termo ocorreu na manhã desta quinta-feira
Assinatura do termo ocorreu na manhã desta quinta-feira