compartilhe >>

Projeto vai distribuir uma muda de árvore a cada nascimento em Vale do Sol


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 23/06/2020 09:00

Geral Região   PELA NATUREZA

Eles querem inspirar um legado para as futuras gerações, unindo o reflorestamento com o nascimento de novos vale-solenses. Membros do Grupo Escoteiro Sönnenthal, da Emater/RS-Ascar e do Departamento Municipal do meio Ambiente conceberam um projeto que vai distribuir uma muda de árvore para cada família vale-solense que viver a emoção do nascimento de uma criança. Inspirado no projeto Reflorestar e Crescer, de Sobradinho, que por sua vez é baseado na iniciativa do médico Calixto Hueb, de São Paulo, a intenção em Vale do Sol é promover o vínculo das famílias com a natureza, por meio do cultivo da árvore, um verdadeiro símbolo da vida.

A cada bebê que nascer, seja no Hospital de Vale do Sol ou outro, mas que seja de moradores do município, o grupo pretende identificar a família e visitá-la, presenteando com uma muda de árvore, a ser cultivada no próprio quintal. “Queremos sensibilizar as famílias, que elas plantem e cuidem, fazendo com que a árvore acompanhe o crescimento da criança”, explica a analista ambiental da Prefeitura, Graciela Pacheco.
Graciela e a fiscal ambiental Jéssica Fagundes receberam na tarde de sexta-feira o chefe escoteiro André Franck, também extensionista da Emater, e os jovens escoteiros Ana Clara Hein e Guilherme Franck, que conduzirão boa parte das ações. Em um primeiro momento, serão elaboradas cartinhas para médicos, equipe do hospital, ESFs e cartório, para que haja a parceria na comunicação de quando há um novo bebê no município.

Por falar em parcerias, elas serão importantes para que o projeto se torne sustentável. Por isso, a intenção é buscar apoiadores para custear as mudas e as plaquinhas que vão receber os nomes de cada criança, para serem fixadas junto da árvore cultivada na propriedade. Com isso, na visita à família do bebê recém-nascido, os idealizadores estimulam o plantio, orientam sobre o modo correto e solicitam para que este momento seja devidamente fotografado e, se compartilhado em redes sociais, possa divulgar a ação e espalhar o efeito verde.

SIGNIFICADOS - Vale do Sol tem, em média, 100 nascimentos ao ano, independente do local. Desta forma, acreditam os idealizadores, será possível incentivar a prática ambiental e a espalhar de uma forma significativa. “Extrapola o significado de reflorestamento. Saber que uma árvore foi plantada para uma criança, que vai crescer, sentar à sombra, brincar neste local, tem um significado para o futuro”, reflete Graciela. 


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Idealizadores se reuniram sexta-feira e lançaram projeto
Idealizadores se reuniram sexta-feira e lançaram projeto