compartilhe >>

“Os números realmente nos colocam na bandeira laranja” diz presidente do Cisvale


Publicado 22/06/2020 06:30
Atualizado 22/06/2020 06:52

Região   DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Após a divulgação da mudança de bandeira amarela, para bandeira laranja na região de Santa Cruz do Sul, os prefeitos de municípios da região irão se reunir nesta segunda-feira (22) para uma entrevista coletiva, na qual falarão sobre os dados apresentados pelo programa de Distanciamento Controlado. O governador Eduardo Leite (PSDB) apresentou os números no último sábado (20). Na oportunidade, o mandatário do Estado, mostrou uma piora em dois indicadores da região.

A partir da divulgação realizada no sábado, os prefeitos podem questionar os levantamentos feitos pelo Governo, que por sua vez serão discutidos no Comitê de Crise instalado no Palácio do Piratini e que se reúne todas as segundas-feiras. A regra de questionamentos, assim como a mudança nos dias de divulgação foram apresentadas pelo governador na última semana. Porém, a tendência é de que isso não ocorra.

Contatado pela reportagem do Portal Arauto, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares (PP), destacou que ao contrário da última vez que a região havia migrado da bandeira amarela para a laranja, agora, não deve haver contestações. “Estamos avaliando, mas em princípio a bandeira laranja está correta para o nosso momento atual. Em função dos dados divulgados pelo Estado, iremos nos reunir, junto com a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), nesta segunda para discutir o tema. Depois vamos divulgar em entrevista coletiva o resultado das nossas percepções”, explica.

A coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluce Reis, afirmou que conversou com o presidente da Amvarp e prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzke, e também confirmou que não devem ser feitas contestações aos números apresentados.

A entrevista coletiva das duas entidades – Amvarp e Cisvale –, acompanhadas da 13ª CRS foi marcada para esta segunda, às 14h, na sede do Consórcio, em Santa Cruz.


Foto: Rafael Cunha/Portal Arauto
“Os números realmente nos colocam na bandeira laranja” diz presidente do Cisvale