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RGE Sul alerta para golpe aplicado em Santa Cruz


Publicado 18/06/2020 21:05
Atualizado 19/06/2020 09:10

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Um golpe que vem sendo aplicado nos últimos dias tem chamado a atenção em Santa Cruz do Sul, principalmente de proprietários de estabelecimentos locais. Por meio de uma ligação telefônica, por WhatsApp ou até mesmo por e-mail uma pessoa faz contato informando ser funcionária da RGE Sul e diz que o cliente está com o pagamento da conta de energia elétrica atrasado, sendo necessária a quitação da conta o quanto antes.

Lauro Mainardi, proprietário de uma loja de roupas de Santa Cruz, por exemplo, conta que uma ligação foi realizada à empresa nesta quarta-feira. "Eu estranhei, porque eu sabia que a conta não estava atrasada e a RGE nunca entra em contato com as pessoas pra falar sobre pagamento atrasado", comenta. Mainardi relata que conhecidos dele chegaram a receber pelo WhatsApp a imagem de uma conta de energia com todos os dados corretos do cliente e um aviso de corte pela falta de pagamento. Segundo o empresário, o curioso é que o golpista dispõe de todos os dados pessoais. "É uma pena que em um momento tão grave e frágil que nós estamos vivendo, mesmo assim ainda passamos por esses golpes", lamenta.

O que diz a RGE?

Em contato com a RGE Sul, a distribuidora informou que não envia o boleto anexado por e-mail e também não compartilha comunicados oficiais e nem boletos por meio da plataforma de WhatsApp. Além disso, esclareceu que ninguém do poder público ou judiciário está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Os clientes são avisados previamente, através da conta de energia, se estão com débitos em aberto. A RGE também não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. 

A CPFL e RGE explicam que o meio oficial de envio de conta de energia é presencial, através do entregador. Aos clientes cadastrados com a opção “Conta por e-mail” é enviado por meio do destinatário contadigital@cpfl.com.br e por meio do SMS o caminho para a conta online.

Sobre o carimbo de inadimplência na conta de energia “aviso de corte", a empresa esclarece que, para evitar transtornos aos clientes e facilitar a organização dos pagamentos, a RGE comunica antecipadamente nas contas de clientes com vencimento em junho o aviso de inadimplência em um formato de destaque na conta, com tempo hábil para que os clientes possam regularizar os débitos junto à distribuidora antes do término do período. Este aviso de inadimplência e comunicado de risco de corte sempre foram informados no campo de “aviso importante” nas contas de energia e, neste momento, a RGE optou por um aviso destacado para garantir que o cliente veja a informação e possa se planejar, quitando/negociando seus débitos.  

  

Além disso, a companhia se manifestou à reportagem do Portal Arauto dizendo que todos os colaboradores e prestadores de serviço usam uniforme-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá com nome e foto. Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica são realizados via conta de energia. 

 

Além da conta de energia, a RGE envia cartas informativas que devem ser abertas e lidas pelo cliente. Ainda para a comodidade, segurança e respeito ao meio ambiente, a RGE disponibiliza o cadastro da conta por e-mail e débito automático na conta bancária do cliente. Em caso de conta suspeita, a recomendação é acessar o site www.rge-rs.com.br onde é possível fazer a solicitação de envio da segunda via e efetuar o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido;

 

A RGE Sul deu algumas dicas em relação a contas por e-mail, confira:

  •  Você sempre será direcionado a um endereço seguro, que é contadigital.cpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado através da própria conta digital do cliente;
  • Sua conta de energia nunca é aberta diretamente ou enviada via anexo ou direcionada para qualquer outro endereço que não seja contadigital.cpfl.com.br;
  •  Em situações suspeitas, a RGE orienta o cliente a não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado. 

 

 

 

 


Foto: Divulgação
RGE Sul alerta para golpe aplicado em Santa Cruz