compartilhe >>

Procura por vacina da gripe é maior em tempos de pandemia


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 06/06/2020 06:00
Atualizado 06/06/2020 06:51

Geral   IMUNIZAÇÃO

Quem faz parte dos grupos prioritários de vacinação contra a gripe, mas ainda não se imunizou, tem até o dia 30 de junho para procurar as unidades de saúde. Com a prorrogação da campanha, os municípios buscam atingir a meta de imunização, que é de 90%. Em Vera Cruz, por exemplo, essa cobertura já foi alcançada para idosos, profissionais da saúde e puérperas – mulheres que deram à luz há poucos dias. “Tivemos um grande comparecimento nos postos e o índice é comemorado, já que em campanhas anteriores nunca atingimos essa meta em grupos como idosos e trabalhadores da saúde”, afirma a responsável pela vigilância epidemiológica, enfermeira Daniela Schneider, que acredita que frente à pandemia a população tem buscado se imunizar contra o maior número de doenças possíveis. 

Por outro lado, no município, gestantes, adultos de 55 e 59 anos e crianças de seis meses a menores de seis anos estão um pouco mais distantes desse índice. “No caso das gestantes tem um porém. Acredito que essa população que temos de atingir é superestimada, porque não temos esse número como real, visto que realizamos um acompanhamento direto de todas as gestantes que vêm ao posto”, frisa. Em relação às crianças, Daniela afirma que o fato de o município ter mantido o Dia D contribuiu bastante para o aumento da cobertura vacinal dessa faixa etária, que procurou os postos em grande número no dia 9 de maio. Mesmo assim, ela destaca que o objetivo é buscar as 30% que ainda faltam se vacinar. “Queremos fazer busca ativa, trabalhar junto com as agentes de saúde para identificar essas crianças que não se imunizaram”, pontua. 

SANTA CRUZ DO SUL
As crianças, gestantes e os adultos, de 55 a 59 anos, também estão entre os grupos que não alcançaram a meta de imunização em Santa Cruz do Sul. Além deles, conforme o enfermeiro Roger Rodrigues Peres, coordenador do Setor de Imunizações, ainda precisam procurar as unidades de saúde puérperas, profissionais da saúde, professores, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo e pessoas com doenças crônicas. “É muito importante que essas pessoas se desloquem até às salas de vacinação com identificação da sua situação para se vacinar”, lembra. No município, a meta já foi atingida em idosos, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. “Imagino que nessa semana atingiremos a meta com os profissionais de saúde”, esclarece. 

Roger diz que percebe que os idosos e profissionais de segurança e salvamento foram motivados a se vacinar em função da pandemia. No entanto, ele frisa que a procura dos demais públicos é pequena e pede que a população se comprometa em fazer a vacina e busque as unidades de saúde com sala de vacina até o fim do mês.

VALE DO SOL
Em Vale do Sol, os idosos e profissionais de saúde já atingiram a meta de 90% de cobertura vacinal. No entanto, ainda precisam se imunizar para atingir o índice crianças, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos. No município, conforme a Secretaria de Saúde, a procura pelas vacinas foi grande nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), principalmente no início da campanha.

ONDE SE VACINAR
Vera Cruz: nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Vila Progresso, Linha Henrique D’Ávila e Arco-Íris, com a equipe volante que atende as localidades de Ferraz e Linha Andréas, e no Espaço Mamãe Criança.

Santa Cruz: nas unidades de saúde abertas e com sala de vacinas, assim como na casa do CDL, na praça Getúlio Vargas, e no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc.

Vale do Sol: nas ESFs Anita Garibaldi, de Alto Trombudo, Raio de Sol e Verdes Vales, do Centro, e Faxinal de Dentro.


Foto: Arquivo Jornal Arauto
Idosos atingiram meta em Vera Cruz, Santa Cruz e Vale do Sol
Idosos atingiram meta em Vera Cruz, Santa Cruz e Vale do Sol