compartilhe >>

Voluntárias dão exemplo de solidariedade e produzem máscaras para doação


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 04/06/2020 14:57
Atualizado 04/06/2020 14:58

Geral   AMOR AO PRÓXIMO

Vontade de ajudar o próximo. Simples assim. Foi isso que motivou o trio de senhoras Lena Ribeiro, 61, Ivone Schulz, 70, e Zoraide Lizete Kohl, 62, integrantes do projeto Maturidade Esportiva, da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte (Sesde), e do Grupo Alegria de Viver, do Bairro Schulz, a produzir máscaras de proteção com o propósito de auxiliar os mais necessitados nesta época de pandemia. Até agora elas já cortaram e costuraram, cada uma na sua casa, mais de 500 máscaras de tecido e tudo indica que a ação não vai parar por aqui.

A ideia inicial partiu de Lena, que ostenta o título de rainha municipal e regional da terceira idade, e das três é a mais falante, praticamente a porta-voz do grupo. “O que posso fazer pra ajudar as pessoas que tanto precisam agora? Um dia não dormi, só pensando nisso, aí tive a ideia”, contou. Como viu que não daria conta da empreitada sozinha, pelas redes sociais ela angariou parceiras. As amigas, companheiras de projetos sociais da Prefeitura, Ivone Schulz, segunda princesa municipal da terceira idade, e a costureira voluntária Zoraide, de pronto atenderam ao chamado. 

A matéria-prima para as primeiras produções, Lena encontrou na própria residência, como quem descobriu um tesouro. “Sou viúva, meu marido era médico e tinha mania de tudo branco. Encontrei vários sobre lençóis guardados, sem uso, até com etiqueta ainda”, disse. “Peguei uma máquina de costura que era da minha avó, eu não sabia nada, tive que aprender até como botar a linha. As primeiras máscaras ficaram todas tortas, muito feias, mesmo. Agora já faço melhor, virei costureira”, contou entre risos.

As primeiras 120 máscaras foram repassadas para a Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan) – outras 80 ainda serão entregues - e 50 foram doadas para as famílias mais humildes da Emef Leonel de Moura Brizola. Além dessas doações, elas seguem repassando máscaras para garis, moradores de rua e quem mais não tenha condições de comprar o seu equipamento de proteção. “Meu objetivo é ajudar sempre os mais carentes”, disse Lena. 

Para ela, a satisfação em fazer o bem encontra recompensa na alegria dos que recebem o auxílio. “Saio para caminhar de manhã e já vou distribuindo máscaras quando vejo alguém pelo caminho que não está usando. Os moradores de rua que me encontram, gritam: obrigado tia! Fico muito feliz”, festejou.

De acordo com a coordenadora do Projeto Maturidade Esportiva, a educadora física Cândida Severo, a iniciativa das integrantes do grupo serve de exemplo nesses tempos difíceis pelo qual todos estão passando, especialmente os mais carentes. “A solidariedade é capaz de transformar nossa sociedade. Só vamos conseguir fazer a diferença no momento em que nos colocarmos no lugar do outro, praticando atos de bondade e doando tempo”.

A educadora enalteceu o engajamento das alunas, tanto nos projetos da Prefeitura, como em iniciativas que envolvem causas comunitárias “As meninas estão de parabéns pela brilhante ação. Todas são sempre muito atuantes nos seus grupos e no Projeto Maturidade Esportiva, temos muito orgulho de poder contar com elas”. Cândida ainda aproveitou para agradecer a recepção e desafiar os demais grupos a realizarem ações em prol da sociedade.

Interessados em ajudar a manter viva a iniciativa de confecção e doação de máscaras  podem entrar em contato pelos telefones 51 9 9802 3252 (Lena) e 51 9 9671 5956 (Ivone) e colaborar com a doação de tecidos, linhas, elástico e outros materiais.


Foto: Matheus Prestes/ Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz
Voluntárias dão exemplo de solidariedade e produzem máscaras para doação