compartilhe >>

Após prisão de prefeito, Rio Pardo tem novos secretários


Publicado 02/06/2020 09:00
Atualizado 02/06/2020 10:37

Política   TROCA-TROCA

Logo após o prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, ser preso na última quarta-feira (27) durante a Operação Camilo, realizada pela Polícia Federal, a vice-prefeita, Rosane Rocha (PTB), assumiu o lugar. Ele foi preso e afastado do cargo em uma operação que apura crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção passiva, organização criminosa, ocultação de bens, crime de responsabilidade e desobediência. 

Ao assumir o cargo, Rosane já realizou na semana passada trocas de representantes das secretarias, mas a maioria dos secretários passou a ocupar os novos cargos nesta segunda-feira (1º). Em entrevista ao Programa Assunto Nosso, veiculado na noite de ontem na Arauto FM, Rosane Rocha disse que ainda nesta semana serão definidos os nomes titulares das secretarias de Administração, Assistência Social e Planejamento, Indústria e Comércio. 

De acordo com ela, a prioridade neste momento é a área da saúde em função da pandemia do coronavírus, tanto que no dia da prisão de Barros a enfermeira Sucila Herzog Leipnitz já passou a assumir a Secretaria da Saúde. Também na quarta-feira passada Hamilton Silveira assumiu a titularidade da Procuradoria Geral. De acordo com Rosane, será reforçado um trabalho voltado às ações de prevenção ao coronavírus que tem cinco casos confirmados no município. Além disso, será dada uma atenção especial à estiagem que atinge a cidade. 

FATO ATÍPICO

Rosane lamentou o ocorrido no município e definiu a situação como um fato atípico: "Ficamos sentidos pelo Município. Não precisávamos disso. É um momento muito triste". Conforme ela, no ofício recebido consta o afastamento de Barros por 90 dias e nesse período destaca que irá intensificar o trabalho nas diferentes áreas.

Além disso, ressalta que enquanto Rafael Barros estava à frente da Prefeitura, ela não participava ativamente das decisões tomadas por ele no que se refere à administração do município. "Eu estava mais ligada ao trabalho da coordenadoria, atendimento de pessoas  que procuravam o Gabinete da vice-prefeita pedindo orientações. Eu não era presente na administração", complementa. Sobre a possibilidade de se candidatar à prefeita, frisou que não pode garantir a candidatura e que pretende focar no mandato deste momento. 

Leia também: Defesa de Rafael Barros entra com mandado de segurança ao STJ

Confira quem assume as secretarias:

Secretaria de Obras e Interior - engenheiro Joel Lisboa da Rocha 

Secretaria de Trânsito e Serviços Essenciais: funcionário público Dilson Melo 

Secretaria da Agricultura: ex-vereador Mauro Cunha 

Secretaria do Meio Ambiente: ex-secretário Jorge Gatelli

Secretaria de Turismo e Cultura: professora Aida Ferreira 

Secretaria de Educação: professor Fernando Diogo Hass

Secretaria da Saúde: Sucila Herzog Leipnitz

Secretaria de Esporte Juventude e Lazer: funcionário público Paulo Roberto Soares 

Procuradoria geral: Hamilton Silveira 

 


Foto: Guilherme Bica/ Arquivo Portal Arauto
Prefeito Rafael Barros foi preso na última quarta-feira
Prefeito Rafael Barros foi preso na última quarta-feira