compartilhe >>

Ferramenta vai proporcionar a Unisc monitoramento da saúde de alunos e funcionários


Publicado 22/05/2020 09:30
Atualizado 22/05/2020 11:03

Geral   SANTA CRUZ

Um convênio entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Grupo Imply foi assinado na manhã desta sexta-feira (22). Trata-se de um termo de cooperação para a implantação da Plataforma Imply Saúde na universidade a fim de promover a prevenção e evitar contaminações pela Covid-19, possibilitando a criação de uma rede de informações sobre a saúde de funcionários, alunos e todos que entrarem na Unisc. 

A plataforma será implementada em duas etapas. A primeira, no mês de junho, será para os colaboradores e professores. Já a segunda etapa, no mês de julho, irá abranger também os alunos que realizarem atividades presenciais nos campus da universidade. A rede de informações é criada com dados confiáveis em tempo real que facilitam e agilizam a gestão de controle de acessos e controle de temperatura. Além disso, a tecnologia prioriza a segurança e a privacidade de todos usuários. Alunos, professores, funcionários e toda a comunidade que entrar na Unisc serão identificadas e monitoradas nas entradas da universidade.

Como funciona?

De acordo com o presidente da Imply, Tironi Paz Ortiz, a Unisc terá um papel preponderante nessa parceria, porque será o primeiro campus a usar a plataforma. "A utilização é muito simples, com registro do CNPJ e será possível cadastrar os blocos, as pessoas que circulam, tanto corpo docente, como também funcionários e alunos. É feito um check-in através da própria plataforma digitando o CPF ou a pessoa faz o seu auto cadastro através do smartphone, gerando um QR-code que possibilita o check-in e check-out na universidade", explica. É possível baixar o aplicativo ou fornecer o CPF para os colaboradores que vão monitorar a entrada e saída. Caso alguém apresente os sintomas da Covid-19, a pessoa será orientada a buscar serviços na área de da saúde.

Conforme a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, a ferramenta é extremamente positiva em um momento de pandemia. De acordo com ela, torna-se importante firmar um convênio com tecnologia para minimizar e acompanhar a Covid-19 dentro e fora da universidade. "A Unisc ganha ao estar inovando e colocando nos prédios esse tipo de monitoramento. São cerca de 7 mil pessoas que circulam na universidade em tempos normais, mais a comunidade e outros eventos e precisamos ter um cuidado", comenta.

COLABORAÇÃO MÚTUA

Além de utilizar a plataforma, o convênio prevê a colaboração mútua entre Grupo Imply e UNISC, onde a universidade irá colaborar com sugestões para o uso da Plataforma em seus Campus, atendendo aos requisitos dos decretos públicos e das medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades para a redução de transmissões. A tecnologia da Imply já é usada em Venâncio Aires e deverá ser usada em outros setores de Santa Cruz.

Leia também:

Imply desenvolve plataforma que permite identificar possíveis focos de contaminação pela Covid-19

Saiba como irá funcionar a nova plataforma desenvolvida pela Imply

 


Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
Convênio foi assinado na manhã desta sexta-feira
Convênio foi assinado na manhã desta sexta-feira