Hospital Santa Cruz comemora 112 anos nesta sexta-feira


Publicado em 21/05/2020 15:55 Geral   ANIVERSÁRIO Fonte: Assessoria de Imprensa

O Hospital Santa Cruz (HSC) comemora 112 anos de serviços prestados à comunidade nesta sexta-feira (22). Fundado em 1908, é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, com cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 232 leitos e um corpo clínico composto por 242 médicos.

Um fato marcante e que mudou os rumos da história do HSC foi a sua aquisição pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, em 2003. A partir daí foram várias conquistas importantes, a maior delas a certificação definitiva como Hospital de Ensino, em 2012, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. O Hospital passou a oferecer cinco programas de residências médicas e o programa de residência multiprofissional em saúde, que abrange oito áreas, além de receber em média 800 estudantes de diferentes áreas da graduação, pós-graduação e cursos técnicos a cada semestre, qualificando a assistência a toda a comunidade.

O HSC também é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/Ortopedia – cirurgias eletivas e de urgência para os municípios que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Cachoeira do Sul) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Santa Cruz do Sul) – e em gestantes de alto risco para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em 2012, obteve o credenciamento como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, tornando-se, dois anos após, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.

Além disso, a Instituição conquistou em 2016 a habilitação de Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e, desde 2018, é Unidade de Referência em Oftalmologia. Também possui nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.

Campanhas

O Hospital Santa Cruz promove ainda campanhas institucionais, como o Amigo HSC, que dá direito a descontos em consultas ambulatoriais adulto, tanto na emergência quanto em diversas especialidades, internações e exames laboratoriais e de imagem, medicamentos e serviços em caráter particular, além de benefícios em mais de 70 estabelecimentos parceiros. “São diversas as iniciativas e projetos que o HSC tem implementado em parceria com a comunidade, com o objetivo de atender de forma cada vez mais eficiente e resolutiva aos pacientes que procuram os serviços da Instituição, além de oferecer mais conforto aos usuários e seus familiares”, destacou o diretor geral Vilmar Thomé.

Para comemorar os seus 112 anos, todos os funcionários serão presenteados com cucas oferecidas pelas empresas parceiras Cucas da Rosana, Doce Mania - Padaria e Confeitaria, Lisaruth Delícias Caseiras, Padaria Panisul, Padaria Roque Schuh, Panificadora Jamaica e Pritsch Casa de Chá e Padaria. A Instituição também divulgará um clipe produzido em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio de seu setor de EAD, com uma mensagem para todos aqueles que fazem parte da história do Hospital.

DADOS REFERENTES A 2019

  • Internações: 11.392
  • Cirurgias: 12.123
  • Partos: 2.081
  • Atendimentos ambulatoriais: 167.506
PortalArauto
(Foto: Divulgação)