As vendas do Dia das Mães sentiram diretamente o impacto pela pandemia do coronavírus. Mesmo com o comércio podendo funcionar, as restrições de funcionamento em função da Covid-19 influenciaram em mais 90% dos lojistas ouvidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul ao longo da última semana.
O pessimismo dos lojistas não é à toa, segundo o vice-presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz. “O consumidor só está comprando o estritamente necessário, o que impacta diretamente na boca do caixa das empresas. A economia vai demorar muito para voltar a girar. O Dia das Mães, que sempre é uma data forte para o nosso comércio local, é um reflexo do que será o ano para todas as empresas, em especial para os lojistas. Será preciso muita paciência e muita criatividade para atrair o cliente”, citou.
Na pesquisa realizada pela CDL, metade dos lojistas responderam que o faturamento das empresas está mais de 50% menor em relação a 2019. Destes, 18,8% considera que o faturamento teve retração entre 40 % e 50%; 15,6%, retração entre 30% e 40%; e 15,6% sem crescimento ou retração de até 30%.
Mesmo assim, o vice-presidente da CDL Santa Cruz destaca que a entidade segue buscando alternativas para fomentar o comércio local. “Estamos com a promoção CDL Presente Com Você em andamento, na qual já realizamos dois sorteios – Páscoa e Dia das Mães – e teremos mais três sorteios, culminando com o de um carro zero quilômetro no final do ano”, observa.
Ricardo salienta que a adesão dos lojistas à promoção é uma forma de estimular os clientes a participar dos sorteios com os cupons que podem ser preencher a cada R$ 50 em compras.