compartilhe >>

Durante a pandemia, lazer e proteção andam juntos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 19/05/2020 15:00

Geral   CUIDADO REDOBRADO

Os fins de semana de sol costumam ser um convite à prática de exercícios e o lazer em família nas praças de Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. Mas nas últimas semanas, esses hábitos ficaram um pouco diferentes. Agora, o passeio com o cachorro ou a saída para tomar ar puro tem exigido o uso de máscara e o distanciamento.   

Dar uma volta no centro de Santa Cruz já não fazia mais parte da rotina de Adriana Campos e Rogério Santos. No entanto, no último domingo, dia 17, eles resolveram atender ao pedido de Ana Júlia, seis anos, e foram caminhar na praça Getúlio Vargas. Muito preocupada com o possível contágio de coronavírus - já que o filho mais velho tem problemas respiratórios - Adriana tratou de orientar a família a não tocar em superfícies e objetos. “A gente tem procurado se cuidar e manter a Ana Júlia bem orientada também, tanto que muitas vezes é ela quem nos policia”, diz a mãe. “Para passear optamos por um lugar mais aberto como a praça, por ser mais arejado e porque as pessoas estão bem espalhadas”, explica.   

Rafael de Souza e Camila Azeredo também escolheram o domingo para passear com o cão Thomas. Com apenas dois meses e meio, Rafael conta que o pet tem precisado gastar energia e, por isso, fazem as caminhadas. “A gente vem, ele faz as necessidades, brinca e aí voltamos pra casa, mas sempre usando máscara e cuidando para se distanciar das outras pessoas”, frisa ele. Assim como o casal, Newton Falcão tem o hábito de dar uma volta todos os dias com sua pet Athena. No entanto, ele afirma que além de se prevenir, também mantém os cuidados com o animal. “Quando chegamos em casa sempre limpo as patinhas dela e faço a higiene para evitar qualquer contaminação”, explica. 

MAUS EXEMPLOS
Se por um lado, grande parte da população usa máscara e mantém o distanciamento durante o lazer e os exercícios, há quem não dê o bom exemplo. No domingo, algumas pessoas foram vistas sem o item de proteção na Praça José Bonifácio, em Vera Cruz, assim como na Getúlio Vargas e da Bandeira, em Santa Cruz. Na praça da Bandeira, aliás, chamou  atenção a aglomeração de diversos grupos de pessoas, sentados muito próximos uns dos outros e que também não faziam uso de máscara.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Rafael e Camila mantêm hábito de passear com cachorro
Rafael e Camila mantêm hábito de passear com cachorro