compartilhe >>

Santa Cruz confirma a primeira morte por coronavírus


Publicado 11/05/2020 19:03
Atualizado 11/05/2020 19:24

Covid-19   COVID-19

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou no início da noite desta segunda-feira (11) a primeira morte por coronavírus no município. De acordo com o comunicado, divulgado à imprensa, a idosa, de 67 anos, era residente da clínica Laranjeiras. Inicialmente, a morte foi considerada por causas naturais, mas segundo a nota, a Prefeitura tomou ciência que o fato ocorreu em decorrência de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Conforme a Prefeitura, em razão do fato, não foram feitos exames para a confirmação. Porém, o município pediu que o corpo não fosse sepultado, para que a Secretaria Estadual de Saúde do Estado fosse notificada. Segundo a nota, “a Prefeitura, após reunião com o Ministério Público, decidiu liberar o corpo para sepultamento nesta segunda-feira pela manhã” e confirmou o primeiro óbito em decorrência da Covd-19.

Mais Casos

No mesmo documento, o município confirmou que até às 17h20min desta segunda, Santa Cruz registrou 46 casos de moradores locais que tiveram a doença confirmada. Desses, 24 estão relacionados ao surto na clínica geriátrica. Santa Cruz investiga mais 21 casos suspeitos de moradores da cidade. Outros 10 moradores de municípios da região tiveram a doença confirmada em Santa Cruz. Entre eles, dois estão ligados ao surto na clínica geriátrica. Três pacientes relacionados ao surto seguem internados no hospital.

Confira o comunicado na íntegra:

O Município tomou ciência de um óbito relacionado à clínica geriátrica Laranjeiras que ocorreu na sexta-feira, dia 8 de maio. Inicialmente, a morte da mulher de 67 anos foi tratada como natural, o que foi confirmado em atestado de óbito. No entanto, segundo informações preliminares apuradas pela Prefeitura, a residente faleceu em razão de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Tendo em vista que tal situação não foi notificada à Secretaria Municipal de Saúde, não foi possível realizar teste rápido, coleta de sangue e coleta de material para exame de Covid-19 por conta da preparação do corpo e procedimento de tanatopraxia, realizados antes da ciência da Prefeitura.

No domingo à noite, já informado dos fatos, o Município solicitou que o corpo não fosse sepultado a fim de realizar necropsia. Diante das informações recebidas do governo do Estado, de que não seria possível investigar o óbito, e da impossibilidade de realização via Instituto Médico Legal (IML), a Prefeitura, após reunião com o Ministério Público, decidiu liberar o corpo para sepultamento nesta segunda-feira pela manhã. 

A residente foi considerada, oficialmente, o primeiro óbito de morador de Santa Cruz, classificado dessa forma pela Vigilância Epidemiológica do Estado em razão de critério clínico epidemiológico. A informação ainda não consta nos dados da Secretaria Estadual de Saúde porque foi notificada na tarde desta segunda-feira, 11. Todos os idosos residentes nas duas unidades da instituição (44 pessoas) passaram por coleta de material para teste de Covid-19.

Até as 17h20 desta segunda-feira, Santa Cruz registrou 46 casos de moradores locais que tiveram a Covid-19 confirmada. Desses, 24 estão relacionados ao surto na clínica Laranjeiras. Além deles, Santa Cruz investiga mais 21 casos suspeitos de moradores da cidade. Outros 10 moradores de municípios da região tiveram a doença confirmada em Santa Cruz. Entre eles, dois estão ligados ao surto na clínica geriátrica. Três pacientes relacionados ao surto seguem internados no hospital.


Foto: Divulgação/Agência Brasil
Santa Cruz confirma a primeira morte por coronavírus