compartilhe >>

Dupla Gre-Nal deve suspender treinos a partir desta segunda-feira


Fonte: Globo Esporte
Publicado 10/05/2020 11:56
Atualizado 10/05/2020 12:06

Esportes   TREINOS

A semana foi de trabalhos da Dupla Gre-Nal nos seus respectivos centro de treinamentos em Porto Alegre após liberação da prefeitura. Mas o novo decreto do Governo do Rio Grande do Sul, que deve ser publicado neste domingo e passa a vigorar a partir de segunda-feira, veda a abertura de clubes esportivos.

No novo modelo, o estado fica subdividido em 20 regiões. Cada uma é identificada por uma cor de bandeira que determina as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. Porto Alegre está na área de cor laranja, que significa "risco médio" na escala criada.

E neste nível não está permitido a abertura de clubes esportivos. Quando questionado sobre o assunto, o governador Eduardo Leite foi claro e afirmou que os clubes não podem treinar a partir de segunda. "A rigor, com o novo decreto, os treinos deverão estar restritos. O decreto é sobre funcionamento do clube esportivo, e o funcionamento estará vedado nestas condições. Na bandeira laranja, a determinação é que se suspenda as atividades em clubes esportivos. Só podendo funcionar na bandeira amarela, o que deverá acarretar a suspensão das atividades dos treinos nos clubes esportivos", declarou o governador Eduardo Leite em entrevista coletiva remota.

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, afirmou que precisa de mais informações sobre o decreto estadual, mas vai acatar as ordens das autoridades sanitárias. O presidente do Inter, Marcelo Medeiros, não respondeu ao contato feito até o fechamento da reportagem.

O futebol só seria permitido em áreas marcadas com a cor amarela, o que significa "risco baixo". Apenas seis regiões das 20 estão neste nível. O retorno do Campeonato Gaúcho, após reunião de Leite com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol na última semana, foi descartado em maio. Na opinião do governador, o retorno da competição é complicado pela regionalização. "Na bandeira amarela podem os clubes esportivos funcionar. Esta decisão de ter ou não é a partir da Federação nos protocolos aqui estabelecidos. Parece difícil porque não conseguimos assegurar uniformidade no estado e concentrar o campeonato em uma região geraria um custo e uma dificuldade para operação, mas é uma decisão da própria FGF", completou Leite.

Grêmio e Inter estão desde a última terça-feira em atividades nos centros de treinamentos. Os trabalhos eram permitidos pelo decreto municipal publicado no fim de semana passado. No entanto, o decreto estadual se sobrepõe às normas colocadas pela prefeitura de Porto Alegre.


Foto: Ricardo Duarte/S. C. Internacional e Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Internacional e Grêmio retomaram os trabalhos na última terça-feira
Internacional e Grêmio retomaram os trabalhos na última terça-feira