compartilhe >>

Donos de restaurantes de Santa Cruz cobram explicações do Executivo


Publicado 09/05/2020 19:00
Atualizado 09/05/2020 19:18

Geral   INSATISFEITOS

Diversos donos de restaurantes de Santa Cruz do Sul, se reuniram na tarde desta sexta-feira (8), tendo como pauta a flexibilização do horário de funcionamento dos empreendimentos no turno da noite. O Decreto da Prefeitura Municipal que restringe tipos de comércios e serviços não possui, segundo os empresários, fundamentação técnica que explique a restrição imposta a negócios do ramos alimentícios a operar no turno da noite.

O grupo, que consta com mais de 50 donos de restaurantes do município, se reuniu com a finalidade de levar a Prefeitura à solicitação de flexibilização. Os empresários temem também pelas demissões que podem ocorrer. De acordo com Alfredo Werlang Ghisleni, advogado que representa os empresários, se contabilizados os trabalhadores e as famílias, o número chegaria a cerca de duas mil pessoas.

O representante ainda ressalta, que os empresários se comprometem em cumprir todos os cuidados que vem sendo tomados durante o dia. Este é o principal questionamento dos empresários: se o executivo autorizou a aberturas dos empreendimentos durante o horário do meio-dia, porque não autorizar a noite? O Advogado explica ainda, que a noite, o espaçamento de tempo seria ainda maior. “A maioria das pessoas almoça das 11h às 13h. A noite é diferente, as pessoas jantam entre 19h e 23h, ou seja, o tempo fica bem maior”, frisa.

Os empresários temem também pelo fechamento total dos restaurantes, já que alguns, segundo Ghisleni, estão a cerca de 45 dias sem atuar e tendo que suportar os encargos.

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul deve publicar na próxima segunda-feira (11) um novo decreto. Na tarde deste sábado (9) o governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo, através do Facebook, falou sobre o projeto de distanciamento controlado. Pelo modelo, a região de Santa Cruz do Sul se manteve com bandeira laranja, o que segundo o estudo permite o funcionamento dos estabelecimentos a la carte, desde que mantidos apenas 50% dos trabalhadores. O modelo do Estado não faz nenhum tipo de diferenciação quanto ao turno de trabalho dos estabelecimentos.


Foto: Divulgação
Donos de restaurantes de Santa Cruz cobram explicações do Executivo