Novo decreto autoriza comércio a reabrir na quarta com restrições


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 28/03/2020 12:06
Atualizado 28/03/2020 12:11

Região Cobertura Especial   CANDELÁRIA

Ainda que a ordem siga sendo o distanciamento social entre as pessoas, o comércio e a indústria de Candelária poderão voltar a funcionar em abril. No entanto, as duas atividades terão que se adequar às medidas restritivas de combate ao novo coronavírus, que seguem sendo uma prioridade no município. Essa é a principal novidade do novo decreto expedido pela Prefeitura de Candelária na manhã de sábado (28). No entanto, o prefeito Paulo Butzge ressaltou que o município seguirá priorizando os cuidados e as orientações das autoridades de saúde para que evitar ao máximo a proliferação do coronavírus.

A partir das 9h, em mais uma transmissão ao vivo na página da imprensa da Prefeitura no Facebook, as novas medidas foram detalhadas pelo coordenador do gabinete de prevenção, Dionatan Tavares, acompanhado pelos secretários municipais da Fazenda, Ênio Rohde, e da Saúde, Grazieli Priebe. Tavares explicou que o novo decreto passou por uma cuidadosa análise, a partir da observação das medidas impostas pelas esferas estadual e federal. Registrou, ainda, que o desafio foi estabelecer um correto equilíbrio entre a preocupação com a saúde e a área econômica. 

Em relação ao funcionamento da Prefeitura, tudo permanece igual, inclusive com atividade em turno único. As aulas em toda a rede pública e particular seguem suspensas. Prosseguem também suspensos os eventos, as competições esportivas e fechados os espaços esportivos e o parque de eventos. As mudanças mais importantes, segundo Tavares, dizem respeito ao funcionamento do comércio, que poderá reabrir suas portas na quarta, dia 1º, e das indústrias, que poderão retomar suas atividades no próximo dia 6. Mas essa retomada, tanto no comércio, como na indústria, conforme enfatizou, precisam seguir as regras e orientações ditadas pelos órgãos governamentais e pelo Ministério Público do Trabalho. Ao finalizar, Tavares destacou que o novo decreto do município não é 8 e nem 80, buscando trazer um equilíbrio entre todos os interesses.

SAÚDE

A secretária de Saúde, Grazieli Priebe, atualizou na transmissão os últimos dados do acompanhamento de possíveis incidências de coronavírus em Candelária. Não houve, no dia anterior, nenhum novo caso suspeito no município, permanecendo os quatro já conhecidos. Destes, apenas um paciente segue hospitalizado no Hospital Candelária, dois já foram liberados para ficar em casa sob rigoroso isolamento. “Mas entendemos que essa flexibilização também é importante para não prejudicar demais o setor econômico e faltarem recursos inclusive para a área de saúde”, ponderou. Por isso, Grazieli também foi enfática no sentido de que quem puder siga em casa, principalmente as pessoas do grupo de risco e as crianças.


Foto: Divulgação
Novas medidas foram detalhadas hoje
Novas medidas foram detalhadas hoje