Presidente da Amvarp participa de reunião com governador Eduardo Leite


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 27/03/2020 20:19
Atualizado 27/03/2020 21:58

Região Cobertura Especial   CORONAVÍRUS

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, participou de videoconferência com o governador Eduardo Leite na manhã desta sexta-feira (27). A reunião virtual também teve a presença do presidente da Federação da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Freire, e de presidentes de associações regionais de municípios. A intenção foi coordenar os esforços do governo do Estado e dos municípios para combater a pandemia da Covid-19. No Rio Grande do Sul, já são dois casos fatais da doença, ambos registrados em Porto Alegre.

Eduardo Leite salientou aos prefeitos que a orientação é seguir as restrições dos decretos, pelo menos, até o final da próxima semana, e que nos próximos dias serão feitas novas avaliações do comportamento do vírus para se definir pela manutenção das normas ou então pelo estabelecimento de alterações a partir de 7 de abril.

O prefeito de Rio Pardo ressaltou que nos próximos dias deve haver uma reunião para definição conjunta entre os gestores da região. “Como presidente da Amvarp, eu já havia solicitado uma reunião com secretários da saúde e prefeitos da região do Vale do Rio Pardo, até porque a comunidade está cobrando. Claro que a economia é muito importante, e todos os prefeitos estão preocupados, cada um com suas particularidades. Mas também temos que ver a parte da vida, da saúde das pessoas” afirmou.

O governo do Estado anunciou que até o mês de abril existe a previsão de aplicação de 80 mil testes de coronavírus em pacientes com a suspeita da doença. Trinta mil serão comprados pelo Estado, e outros cinquenta mil serão feitos em parcerias com universidades. O governo gaúcho anunciou ainda que já recebeu uma parcela do Ministério da Saúde de R$ 32,4 milhões para ser utilizado no combate à pandemia.

Reunião

Nesta segunda-feira (30), às 14h, os líderes dos Executivos da região estarão reunidos para mais uma assembleia conjunta emergencial da Amvarp e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O encontro, em Santa Cruz do Sul, servirá para que os municípios debatam os decretos de calamidade pública e possível retomada gradativa das atividades comerciais.


Foto: Divulgação/Amvarp
Videoconferência ocorreu na manhã desta sexta-feira
Videoconferência ocorreu na manhã desta sexta-feira