compartilhe >>

Arauto Saúde: médicos destacam como os hospitais estão se preparando


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 21/03/2020 08:00
Atualizado 21/03/2020 09:12

Geral Vídeos Arauto Saúde   NOVO CORONAVÍRUS

O suor transmite o coronavírus? E os animais de estimação? Deve-se tomar bálsamo alemão? As dúvidas a respeito da doença que se tornou pandemia são muitas. E para esclarecer a população, o Arauto Saúde desta semana conversou com dois profissionais médicos: Clauceane Venzke Zell e Leonardo Dorneles de Souza. O vídeo, que tradicionalmente é publicado nos sábados pela manhã no Portal Arauto foi antecipado para quarta-feira. E pela primeira vez, o programa de rádio na íntegra foi disponibilizado em áudio no Portal Arauto. Você pode ouvi-lo gratuitamente.

Entre os conteúdos destacados pelos dois profissionais estão que o suor não transmite o vírus, assim como os animais - pelo menos não há estudo quanto a isso. Ainda não há vacina em decorrência de ser um vírus muito novo, sem tempo hábil para todos os testes necessários. Também não se sabe se o vírus se adapta melhor ao calor ou a frio, sobretudo porque ainda não há números para parâmetros nos países tropicais. Os médicos mencionaram ainda que muitas são as informações inverídicas que estão sendo propagadas e que dúvidas devem ser tiradas no site do Ministério da Saúde. 

Além de todas as orientações quanto a cuidados, prevenção e diferença entre Covid-19, Gripe e Resfriado, ambos destacaram a estrutura que os hospitais têm para receber possíveis pacientes infectados. “Estamos monitorando diariamente, com reuniões. E vendo a evolução dos casos”, disse Leonardo, ao antecipar que terão casos positivos de coronavírus sim, mas que não é preciso pânico. O profissional lembrou que o hospital é a última zona que deve ser procurada. “Normalmente, o paciente que tem febre ou sintomas respiratórios deve procurar o hospital imediatamente. O paciente que tiver só febre ou outros sinais de gripe, a orientação é permanecer em casa”, acrescentou.

O momento, segundo os dois, não é de pânico. É preciso tranquilidade. E não esquecer dos cuidados básicos de prevenção: lavar as mãos com água e sabão é melhor do que álcool gel e usar máscaras ou luvas somente quem tem sintoma e os profissionais da saúde.

 


Foto Letícia Dhiel/Portal Arauto
Arauto Saúde: médicos destacam como os hospitais estão se preparando


Arauto Saúde: médicos destacam como os hospitais estão se preparando