compartilhe >>

Governador anuncia o cancelamento das aulas na rede estadual de ensino


Publicado 16/03/2020 12:31
Atualizado 16/03/2020 13:12

Geral Cobertura Especial   EDUCAÇÃO

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, no fim da manhã desta segunda-feira (16), em uma transmissão ao vivo em seu Facebook pessoal, o cancelamento das aulas na rede estadual de ensino a partir da quinta-feira (19). O comunicado foi realizado ao lado da maioria dos secretários, entre eles secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o secretário de Educação, Faisal Karam.  A decisão foi tomada como uma das medidas para evitar a disseminação do coronavírus, já que em escolas há aglomeração de pessoas.

Durante o comunicado, o governador tranquilizou a população: “Todas essas políticas estão sendo implementadas para que possamos evitar que o vírus se dissemine. Não há motivo para pânico. Vamos observar uma ampliação nos números, mas é importante que mantenhamos esse número sob controle”.

De acordo com o governador, o decreto a respeito do cancelamento das aulas será publicado nesta terça-feira (17) no Diário Oficial do Estado. "Vamos manter na terça e na quarta-feira (18), para que as famílias que dependem da educação possam se organizar. Recomendamos a rede privada de educação para que tome a mesma medida. Faremos também contato com as Prefeituras através da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para que tomem as mesmas medidas. Diminuindo o contato e a exposição de pessoas, evitamos que o vírus se dissemine”, complementa.

SOLICITAÇÃO

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul encaminhou ofício, na manhã desta segunda-feira (16) às representações patronais – Sinepe/RS, Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices), Sindicreches, Governo do Estado, Sindiomas e Sindepars, solicitando a suspensão imediata das atividades letivas na rede privada de ensino do Rio Grande do Sul e a dispensa do comparecimento dos professores aos locais de trabalho.

TRABALHO – As implicações trabalhistas e recuperação das aulas serão acrescidas das negociações coletivas em andamento com o Sinepe/RS, bem como tratadas com as demais representações sindicais e com o Conselho Estadual de Educação.

ATENDIMENTO – A direção do Sindicato solicita aos professores que procurem, na medida do possível, resolver as questões com o Sinpro/RS por telefone ou e-mail para a garantir a menor exposição possível.

 

 


Foto: Reprodução/ Divulgação
Comunicado foi realizado no fim da manhã desta segunda-feira
Comunicado foi realizado no fim da manhã desta segunda-feira