compartilhe >>

Santa Cruz tem caso suspeito de coronavírus


Publicado 27/02/2020 15:13
Atualizado 27/02/2020 18:58

Geral Região   ATENÇÃO

Um morador de Santa Cruz do Sul está em isolamento domiciliar por suspeita de coronavírus. Ele esteve em viagem para a Itália nas últimas semanas e apresentou sintomas semelhantes aos da doença. Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, materiais já foram coletados para exame e encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre. O caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica e pessoas que tiveram contato com ele estão sendo contatadas.

A identidade não será divulgada, assim como sexo e idade. Durante coletiva de imprensa, realizada no fim da tarde, mais detalhes foram repassados. "O paciente que está sob suspeita não é Chinês. Ele é um morador, residente de Santa Cruz do Sul e esteve em viagem internacional recentemente", pontuou Régis. O Secretário comentou também que o paciente não está em estado grave e que por isso fica em isolamento domiciliar, sobretudo pela imunidade baixa nos hospitais, evitando contato com mais pessoas.

Sobre os sintomas, o paciente chegou ao Brasil sem nenhum tipo. Isso porque, ele teve dores de garganta em Roma, na Itália, onde estava, e se automedicou. O paciente acreditava que fosse apenas uma dor de garganta. Os remédios administrados camuflaram uma febre. Por isso, quando passou pelo aeroporto, ela não apresentou nenhum tipo de sintoma da doença. 

SEM PÂNICO
Durante a coletiva, o Secretário de Saúde comentou da importância da comunidade ficar tranquila, de que o momento não é de pânico. "Sabemos que Santa Cruz é uma cidade que recebe muitos turistas e acaba atraindo muita gente. Mesmo assim, sem pânico. A orientação é que qualquer pessoa que tenha sintoma permaneça em casa e não vá ao trabalho", diz. Presente na coletiva, a médica da família, Clauceane Venske Zell, disse que a Atenção Básica está preparada para atender qualquer paciente. 

Presente na coletiva, o infectologista Dr. Marcelo Carneiro também deu algumas orientações sobre como a população deve se portar a partir de agora. Segundo ele, entre as orientações mais importantes é de que em caso de sintomas suspeitos deve-se comunicar a vigilância do município, evitando o trânsito do paciente por diferentes unidades e atendimentos da saúde. Além disso, sobre tomar chimarrão, ele diz que é precipitado deixar o hábito sem casos confirmados da doença no município e por não se tratar de um momento de risco. Mas contudo, alerta que a partir do momento em que se tenha contato com caso confirmado ou suspeito, as pessoas do convívio vão precisar evitar esse contato através da roda de chimarrão.   

Esse é o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. Frente a isso, Régis solicitou que a comunidade não propague informações inverídicas e que acompanhe as declarações oficiais do Município sobre atualizações da doença. 

Outros quatro municípios gaúchos estão com casos suspeitos sendo monitorados. Confira

FIQUE INFORMADO

O que é o coronavírus?
Com alto índice de casos registrados na China, o novo vírus é caracterizado por atacar o sistema respiratório.

Quais são os sintomas?
Febre, dificuldade para respirar e tosse.

Quais são as formas de transmissão?
Ainda estão sendo realizadas investigações sobre a transmissão do coronavírus, mas a disseminação ocorre de pessoa para pessoa, através de contato pessoal próximo, gotículas de saliva, espirros e tosse e contato com objetos e superfícies contaminadas.

Tenho sintomas, como proceder?
Além de apresentar os sintomas, para um caso ser considerado suspeito, é preciso que o paciente tenha mantido contato com outra pessoa que esteve em territórios contaminados nos últimos 14 dias. Se observados os sintomas, o paciente deve buscar sua unidade de saúde ou emergências do município. O diagnóstico é feito através da coleta de duas amostras materiais respiratórios do paciente, que serão enviadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Porto Alegre.

Qual é o tratamento?
Apesar de não existir uma cura específica para as infecções causadas pelo coronavírus, o foco do tratamento é aliviar os sintomas com medicamentos para dor e febre. O uso de umidificadores também é recomendado.

Prevenção
A forma mais eficiente de combater o coronavírus é através da prevenção. As medidas a seguir são essenciais contra a infecção:
- evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca
- higienizar as mãos após espirrar ou tossir
- manter os ambientes bem ventilados
-não compartilhar objetos como talheres, pratos e copos
- cobrir nariz e boca com lenços descartáveis ao espirrar ou tossir
- lavar as mãos com frequência
- reduzir contato com pessoas que sofrem infecções inflamatórias
- tomar cuidado com animais doentes em fazendas e criações


Foto Guilherme Bica/Portal Arauto
Coletiva detalhou informações sobre a suspeita
Coletiva detalhou informações sobre a suspeita