Santa Cruz do Sul apresenta plano de contingência para o novo coronavírus


Publicado em 26/02/2020 09:26 Atualizado em 26/02/2020 10:06 Geral   PREVENÇÃO Fonte: Portal Arauto

O município de Santa Cruz do Sul apresentou na manhã desta quarta-feira (26) um plano de contingência para o novo coronavírus. As medidas foram anunciadas à imprensa na sede da Secretaria de Saúde, na presença do titular da pasta, Régis de Oliveira Júnior. Dentre as ações, se destacam a distribuição de materiais informativos à população, o diálogo com consultórios particulares sobre a agilidade de diagnóstico e o incentivo de um estilo de vida saudável, além de constantes reuniões com unidades e instituições de saúde.

Conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz, Luciane Weiss Kist, a secretaria trabalhar para diminuir a probabilidade e reduzir as chances de contágios em Santa Cruz do Sul. "Precisamos estar prontos. Um corpo saudável não fica doente. Esse vírus, ao entrar em contato com nosso corpo, se multiplica caso não estivermos saudáveis. Por isso, queremos estimular a alimentação saudável e a atividade física. Além disso, devemos evitar exageros e estresses", diz.

A enfermeira ainda salienta a importância de lavar as mãos e utilizar o álcool gel. "O vírus consegue entrar no nosso corpo por vias respiratórias ou por nossas mãos, permitindo o acesso à mucosa. Assim, devemos ter consciência da relevância de medidas de higiene, como espirrar utilizando um lenço ou a dobra do cotovelo", comenta. Embora não esteja na cartilha de orientações, Luciane também aconselha os pais e responsáveis por bebês, considerados um público de risco. "Devemos lembrar que, ao pegar um paninho para limpar a secreção da criança, estivemos em outros lugares antes e passamos as mãos em alguns pontos, como o carrinho do supermercado, por exemplo", destaca. 

De acordo com o secretário de saúde, Régis de Oliveira Júnior, o plano atinge 32 unidades de saúde, laboratórios e serviços de urgência e emergência. Além disso, caso necessário, Santa Cruz do Sul já está preparado com leitos de isolamentos. "Agora, o município irá submeter essas ações ao Conselho Municipal de Saúde, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e ao Ministério da Saúde", ressalta. 

FIQUE INFORMADO

  • O que é o coronavírus?

Com alto índice de casos registrados na China, o novo vírus é caracterizado por atacar o sistema respiratório.

  • Quais são os sintomas?

Febre, dificuldade para respirar e tosse.

  • Quais são as formas de transmissão?

Ainda estão sendo realizadas investigações sobre a transmissão do coronavírus, mas a disseminação ocorre de pessoa para pessoa, através de contato pessoal próximo, gotículas de saliva, espirros e tosse e contato com objetos e superfícies contaminadas.

  • Tenho sintomas, como proceder?

Além de apresentar os sintomas, para um caso ser considerado suspeito, é preciso que o paciente tenha mantido contato com outra pessoa que esteve em territórios contaminados nos últimos 14 dias. Se observados os sintomas, o paciente deve buscar sua unidade de saúde ou emergências do município. O diagnóstico é feito através da coleta de duas amostras materiais respiratórios do paciente, que serão enviadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Porto Alegre.

  • Qual é o tratamento?

Apesar de não existir uma cura específica para as infecções causadas pelo coronavírus, o foco do tratamento é aliviar os sintomas com medicamentos para dor e febre. O uso de umidificadores também é recomendado.

Prevenção

A forma mais eficiente de combater o coronavírus é através da prevenção. As medidas a seguir são essenciais contra a infecção:

  • evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca
  • higienizar as mãos após espirrar ou tossir
  • manter os ambientes bem ventilados
  • não compartilhar objetos como talheres, pratos e copos
  • cobrir nariz e boca com lenços descartáveis ao espirrar ou tossir
  • lavar as mãos com frequência
  • reduzir contato com pessoas que sofrem infecções inflamatórias
  • tomar cuidado com animais doentes em fazendas e criações
PortalArauto
Plano foi apresentado nesta quarta-feira (Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto)











Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br DB New