compartilhe >>

Criança com doença rara está em estado grave na UTI


Publicado 30/01/2020 19:25
Atualizado 31/01/2020 00:13

Geral   LUTA

Devido a complicações da doença Pompe, o pequeno santa-cruzense Rychard Pyetro, de um ano, está internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital de Porto Alegre. O pequeno foi diagnosticado aos nove meses com a doença que é rara e não tem cura. Trata-se de um distúrbio neurovascular, uma enfermidade genética (e hereditária), que afeta entre cinco mil e dez mil pessoas em todo o mundo. 

De acordo com o pai de Rychard, José Ricardo dos Santos, o pequeno teve que ser encaminhado ao hospital porque em casa passou a apresentar o início de uma parada cardiorespiratória. Santos explica que a criança respira com o auxílio de aparelhos e, ainda, é utilizado um aspirador para eliminar a secreção do pulmão e um oxímetro. Além disso, a cada 14 dias Rychard necessita ir até Porto Alegre para fazer a aplicação de enzima com um custo de R$ 1.910 cada uma.

Embora a família tenha conseguido a gratuidade das aplicações e da locomoção até Porto Alegre, ainda precisa de ajuda financeira para custear as despesas diárias como a compra de luvas, sondas e, até mesmo, energia elétrica, já que Rychard precisa de aparelhos 24h. "Tanto eu quanto a minha esposa não estamos trabalhando para podermos nos dedicar a ele. Não é fácil uma situação dessas", comenta o pai. 

GALETO BENEFICENTE

Como forma de arrecadar valores para os custos diários, um galeto beneficente em prol do pequeno Rychard será realizado no dia 29 de fevereiro na Comunidade Evangélica Bom Pastor, localizada na Avenida Independência, número 1847, no Bairro Universitário, em Santa Cruz do Sul. O galeto estará à venda no valor de R$ 15, das 11h30min às 13h. No local não haverá espaço para almoço, apenas para a compra da comida. 

COMO AJUDAR?

Quem quiser contribuir financeiramente e ajudar o pequeno Rychard pode fazer contato com o José pelo número (51) 9 8409-7948 ou ainda realizar um depósito na seguinte conta da Caixa Econômica Federal:  agência 0500, op. 013, conta 00151003.7, CPF 58619747053.

 


Foto: Divulgação
Criança com doença rara está em estado grave na UTI


Foto: Divulgação
Criança com doença rara está em estado grave na UTI