Trabalhadores rejeitam proposta de convenção coletiva da Souza Cruz


Publicado em 14/01/2020 17:20 Atualizado em 14/01/2020 17:20 Geral   IMPASSE Fonte: Portal Arauto

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) se reuniram com os trabalhadores da Souza Cruz na tarde dessa terça-feira (14). A assembleia foi realizada na Sede Social da Fumageira, no Bairro Country, em Santa Cruz do Sul, já que o Sindicato está de férias coletivas até a próxima semana. De acordo com o presidente da entidade, Sérgio Luiz Pacheco, 183 pessoas participaram da reunião.

A proposta apresentada pela empresa foi negada pelos trabalhadores. Aproximadamente 43,7% dos presentes – 80 pessoas – votaram contra a indicação da empresa. Ainda de acordo com Pacheco, o valor do reajuste foi definido, porém o impasse fica por conta do aumento da safra, que faria com que os trabalhadores efetivos ficassem por nove meses com a carga horária de 44 horas e apenas três meses com 40 horas semanais.

Ainda de acordo com o presidente do Stifa, a comunicação informal já foi apresentada aos representantes da empresa que participaram da reunião. Nesta quarta-feira (15) a entidade deve enviar à Companhia a decisão final da assembleia. A partir disso, a empresa deve sinalizar com uma nova proposta que novamente precisa ser aprovada em assembleia.

Mudança

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região, Sérgio Luiz Pacheco, há muitos anos a Souza Cruz negocia um acordo de 180 dias trabalhados com a carga horária de 44 horas e mais 180 dias com 40 horas semanais. Segundo ele, como a empresa pretende mudar isso, a proposta não está sendo aceita pelos trabalhadores.

Philip Morris

As negociações salariais com a Philip Morris, com vistas a definição dos índices de reajuste e pisos da categoria, já estão sendo realizadas pela direção do Stifa. A data-base da empresa é janeiro, portanto, nos próximos dias também devem ocorrer assembleia com os trabalhadores da Companhia.

PortalArauto
Empresa e Sindicato devem retomar as negociações (Foto: Arquivo/Jornal Arauto)










Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br DB New