compartilhe >>

Santa Cruz volta a receber doses da vacina pentavalente


Publicado 13/01/2020 12:55
Atualizado 13/01/2020 16:18

Geral   IMUNIZAÇÃO

Após estar em falta nos postos de saúde de Santa Cruz do Sul, a vacina pentavalente, destinada a bebês de 2, 4 e 6 meses, volta a ser encontrada em postos de saúde. O Município recebeu na ultima sexta-feira (10) 570 doses que começaram a ser distribuídas nesta segunda-feira (13) em todos os locais com sala de vacinação, inclusive postos do interior. Segundo a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, não há previsão de quando Santa Cruz deve receber mais doses da vacina. 

De acordo com o enfermeiro e coordenador do setor de imunização da Prefeitura de Santa Cruz, Roger Rodrigues Peres, a vacina serve para previnir doenças como Difteria, Coqueluche, Tétano, Hepatite B e outras doenças causadas pela bactéria Haemophilus do tipo b. "É uma vacina importantíssima, tanto pela quantidade de doenças que previne, quanto pela gravidade delas", comenta. 

Ainda conforme o enfermeiro, foi encaminhado para cada posto um quantitativo mínimo de doses: "Vamos avaliando a saída de cada um pra ir repondo, mas tendo em vista o tempo prolongado que as doses estiveram em falta, acredito que irão acabar logo".

 VERA CRUZ

Em Vera Cruz, chegaram 100 doses. Elas serão distribuídas conforme lista de espera alimentada ao longo da falta das doses.

POR QUE FALTOU?
O Ministério da Saúde afirmou que o problema da falta de vacinas ocorreu porque um estoque de pentavalente adquirido foi reprovado em testes de qualidade. E que por este motivo, as compras com o fornecedor da Índia foram interrompidas. Outro problema é que não havia disponibilidade imediata da vacina com outros fabricantes internacionais. O Brasil precisa de 800 mil doses por mês dessa vacina e ainda não a produz.


Foto: Agência Brasil/ Divulgação
Vacinas começaram a ser distribuídas nos postos de Santa Cruz nesta segunda-feira
Vacinas começaram a ser distribuídas nos postos de Santa Cruz nesta segunda-feira