compartilhe >>

Arauto Saúde: exposição ao sol exige uso de protetor solar


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 04/01/2020 08:00

Geral Arauto Saúde   RECOMENDAÇÕES

A estação mais quente do ano começou. A exposição ao sol exige alguns cuidados para evitar doenças de pele, bem como o câncer. O melhor aliado para se proteger dos raios ultravioletas é o protetor solar e para falar do assunto, o Arauto Saúde desta semana entrevistou a dermalogista Giselda Richter, que iniciou falando da importância do uso do protetor solar todos os dias.

“O protetor solar é a única coisa que temos antienvelhecimento e de prevenção ao câncer de pele”, salienta. “É um dos fatores mais importantes na prevenção do câncer de pele. Inclusive dezembro é o nosso dezembro laranja, mês de prevenção ao câncer de pele”, completa. Mas e como escolher o protetor solar? Para as mulheres, há maquiagens já com fator de proteção? “Existem maquiagens, principalmente filtros com cores. Neste sentido já evoluiu muito”, aponta. “Hoje existem maquiagens com protetor solar que podem dispensar o uso do filtro”, garante. 

A profissional explica ainda o que significa cada fator. “Se uma pessoa de origem alemã vai ao sol, de pele clara, o que o fator 15 significa? Quer dizer que se eu for para o sol sem filtro solar e, em 15 minutos ficar vermelha, multiplico pelo fator 15. Assim, para ficar vermelha, vou levar 225 minutos”, explica. “Se eu usar o fator 30, multiplico por 15, o que dará cerca de seis horas”, complementa. Embora tenha esta regrinha para saber qual o fator mais adequado para cada pele, o recomendado é utilizar sempre fator acima de 30. “Quando você for à praia e se expor por mais tempo, procure usar um filtro um pouco maior, 50 ou 60”, aconselha. 

Outra dica que a dermatologista dá é referente à aplicação do filtro. “Existe uma quantidade de filtro solar a se colocar. É a regrinha da colher de chá, como chamamos”, revela. Ou seja, para o rosto e pescoço aplique a quantia equivalente a uma colher de chá, o mesmo vale para cada um dos braços, tronco (peito e barriga) e costas. Já para cada uma das pernas a dose é de duas colheres de chá. “A gente tem que se dar o tempo, colocar na rotina e criar o hábito, pois o filtro solar é importante”, frisa. O não uso do protetor solar acarreta no envelhecimento cutâneo e a pessoa fica com a aparência mais envelhecida.

Como orientação final, Gisela pede para que todas as pessoas utilizem o filtro solar e evitem queimaduras do sol, pois a queimadura agride a pele. Além disso alerta para o câncer de pele, que pode matar: é o caso do melanoma maligno. Por isso, é fundamental que se use o filtro solar. 


Foto: Divulgação
Arauto Saúde: exposição ao sol exige uso de protetor solar