compartilhe >>

Advento, a contagem regressiva ao Natal


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 25/12/2019 16:30

Cultura e Entretenimento   ESPECIAL DE NATAL

É o tempo de se preparar para receber a visita de Jesus Cristo. Eis o significado do Advento, essa contagem regressiva para o Natal nos quatro domingos que antecedem a festa cristã. Diferente do calendário civil, é no primeiro domingo de Advento que começa uma nova etapa, um novo ano para a igreja, explica o pastor Samuel Gausmann, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor, de Santa Cruz do Sul. E a igreja tem a responsabilidade de resgatar o verdadeiro significado do Natal, ainda mais em um mundo de tanto consumismo e valores muitas vezes distorcidos. A partilha, a doação com os irmãos, a fé em comunidade, o resgate da comunhão, o servir ao próximo, a espiritualidade: esses são os sentimentos que fazem parte do Natal que o Pastor insiste em pregar e renovar.

Para disseminar a tradição que os mais vividos ainda relembram, no culto infantil realizado na comunidade, o pastor e a orientadora Carina Bublitz confeccionaram junto das crianças Coroas de Advento, feitas com base em argila e cobertas com ramos verdes que simbolizam esperança. As crianças, entre sete e 11 anos, tiveram a tarefa de casa de envolver a família no acendimento das velas. “O meio mais eficaz de trazer estes significados é pelas crianças”, frisa Samuel, estabelecendo com os jovens uma ponte fundamental para resgatar os verdadeiros sentidos da festa natalina.

A experiência de confeccionar a Coroa do Advento se repetiu no culto, ao vivo, perante a comunidade, na noite do dia 19 de dezembro.

A coroa é envolvida por um laço vermelho, que denota o amor de Deus para com a humanidade. Já as quatro velas, uma para cada domingo, se acende no culto ou em casa, na empresa, onde quiser confeccionar e perpetuar a tradição. Simboliza a preparação. No domingo seguinte, explica o Pastor, acende-se as duas velas, e assim sucessivamente, até chegar ao quarto domingo, com todas as velas acesas. Uma simbologia do profeta Isaías, que dizia que o povo que andava nas trevas viu uma grande luz. E remete aos ensinamentos proferidos por Jesus: “Eu sou a luz do mundo”, refletiu o pastor Samuel.

“Quanto mais se aproxima do Natal, mais iluminado fica o ambiente, mais iluminada fica a nossa vida. Ficamos mais conectados com este clima”, complementa, lembrando ainda que a vela, na Coroa de Advento, ilumina para todas as direções, mais um simbolismo presente. “Inspira as pessoas a serem luz para a comunidade, doando, visitando casas geriátricas, crianças de rua, fazendo o bem a quem mais precisa”, esclarece o pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor. Inspira a todos para serem luz e iluminarem em sua volta com bons sentimentos e boas ações.


Foto: Carolina Almeida / Jornal Arauto
A Coroa do Advento recorda que Deus também não tem princípio nem fim, por isso reflete sua unidade e eternidade
A Coroa do Advento recorda que Deus também não tem princípio nem fim, por isso reflete sua unidade e eternidade