compartilhe >>

Veja como ficará o calçadão de Venâncio Aires após revitalização


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 14/12/2019 10:31
Atualizado 14/12/2019 10:37

Região   PROJETO DEFINIDO

Empresários e proprietários optaram pela proposta um, apresentada pelo Executivo em reunião no Ministério Público na semana passada. Na ocasião, representantes da Administração Municipal, comerciantes, donos de imóveis e promotoria pública estiveram reunidos para avaliar as mudanças apresentadas e protocoladas por pessoas da comunidade e profissionais de Arquitetura e Urbanismo, relacionadas a remodelação do Calçadão do Centro da cidade, na Rua Osvaldo Aranha, da quadra da Jacob Becker até a General Osório.

Após as representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, a Secretária Jalila Böhm Heinemann e a Assessora Arquiteta Simone Becker Rech, mostrarem os quatro projetos e plantas já com a inclusão das alterações sugeridas pela população, os investidores optaram, em conjunto, pela proposta um. 

O valor da obra foi orçado em cerca de R$ 249.250,00. Na primeira semana de janeiro, o Executivo e os investidores irão se reunir para tratar de detalhes do projeto e adequar o orçamento à proposta. Os trabalhos de remodelação devem iniciar após as festividades de São Sebastião Mártir, em 20 de janeiro.

Projeto 01

A opção se deve pelo fato de entenderem que os estacionamentos são importantes para eles”, explica a arquiteta. A proposta 01 contempla 10 vagas de estacionamento e mais uma para Portadores de Necessidades Especiais, uma vaga de carga/descarga, todas na quadra que compreende entre a Travessa São Sebastião até a esquina com a General Osório.

Já ao longo dos cerca de 170 metros do Calçadão – desde a Jacob Becker até a General Osório-, serão dispostos 12 bancos e 30 luminárias do lado esquerdo de quem desce. Também será realizada a retirada das muretas das floreiras, para dar mais amplitude, e colocação de grades onde houver bancos. A calçada para passeio será de basalto e lajotas de concreto – material de maior durabilidade, e dos atuais 5,8 metros de largura, ficará entre 3,50 metros a 3,20 metros de largura.

Já ao longo da via de rolamento, que terá duas pistas, serão colocadas cinco faixas de segurança em intervalos de cerca de 50 metros, atendendo a normativas previstas para os pedestres no Código Brasileiro de Trânsito.

Para definir a arborização dos canteiros, as representantes do Executivo sugeriram abrir uma enquete com votação popular. Durante a reunião surgiram ideias como pés de erva-mate e também vegetações baixas para dar mais visibilidade às vitrines.