compartilhe >>

Entreposto de ovos deve ser inaugurado neste mês em Santa Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 15/12/2019 08:00

Geral   NOVA ESTRUTURA

Famílias de Santa Cruz do Sul que têm na propriedade a criação de galinhas poedeiras podem ter motivo especial para comemorar neste fim de ano. Isso porque está prevista até o fim de dezembro a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados, estrutura apta para os processos de classificação, embalagem e rotulagem de ovos. Inicialmente, a expectativa da Secretaria de Agricultura era de que as obras fossem concluídas até setembro, o que ocorreu no mês passado. A instalação do entreposto de ovos, com investimento de R$ 103,4 mil, visa criar condições de adequação da produção à legislação sanitária.

No município, atualmente são quatro produtores que se beneficiam, através de estrutura provisória, que funciona junto à Granja Municipal. De acordo com o engenheiro agrícola Marco Alves, a aceitação do novo ovo colonial tem sido grande no mercado. “Isso acontece porque se vem trabalhando com essa cadeia de produção, com ovos produzidos de galinhas que não ficam confinadas e têm uma alimentação controlada”, explica. Para que a produção ganhe mais força e o entreposto seja inaugurado, ele revela que são necessárias ainda a aquisição de equipamentos e a conclusão de adequações sanitárias. “Estamos trabalhando para que isso aconteça até o fim do ano”, frisa.

Após concluída, a estrutura, que fica junto à Ceasa Regional - nas proximidades do trevo do Gaúcho Diesel - será cedida para a Coopersanta, que vai operar o empreendimento. Dessa forma, cerca de 100 famílias serão beneficiadas através do novo espaço e poderão comercializar os ovos de acordo com a legislação. Entre eles, sócios da cooperativa, agricultores do município, bem como feirantes. “Não é necessário que o agricultor tenha uma grande produção. Por isso, todos que queiram legalizá-la terão essa possibilidade”, completa Marco.

COMO VAI FUNCIONAR
A Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados vai contar com banheiro e vestiário, além de sala de recepção, onde os ovos vão passar por primeira inspeção e, se necessário, serão limpos. Já na sala de processamento passam por ovoscopia, que pode apontar algum defeito, bem como por classificação por tamanho e embalagem. Depois vão para sala de expedição.

Sonho da Coopervec adiado para 2020
A luta da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec) e de seus associados para a instalação de um entreposto de ovos no município deve seguir em 2020. A cedência do prédio desativado da Escola Ernesto Wild, no ano passado, indicava que o sonho poderia sair do papel ainda em 2019. No entanto, de acordo com o presidente da cooperativa, Romeu Muller, a falta de recursos inviabiliza o início das obras. “O projeto que prevê as mudanças físicas e os equipamentos necessários já está concluído, mas ainda não iniciamos a reforma, pois precisamos captar os recursos”, revela. Segundo ele, o investimento será de cerca de R$ 100 mil, que deverá ser viabilizado através de parcerias e via emendas parlamentares. 

Leia a matéria completa no Jornal Arauto desta sexta-feira e sábado.


Foto: Jornal Arauto / Luciana Mandler
Unidade está localizada junto à Ceasa Regional
Unidade está localizada junto à Ceasa Regional