compartilhe >>

Rio Pardinho se organiza para a primeira edição da Festa da Imigração Alemã


Publicado 12/12/2019 06:25
Atualizado 13/12/2019 06:25

Geral   CULTURA

Os moradores de Santa Cruz do Sul terão mais um evento para cultivar as tradições e a cultura germânica do município. Lideranças do Distrito de Rio Pardinho organizam a primeira edição da Festa da Imigração Alemã, que ocorrerá em 22 de novembro de 2020, data do aniversário da imigração na localidade. Nos outros anos, a ideia é sempre realizar o evento no domingo mais próximo. 

Segundo o pastor André Luiz Martin, a ideia é iniciar a festa com uma celebração na Igreja Imigrante, construção de 1866 e considerada a mais antiga Igreja Evangélica do Estado, com torre. De lá, os participantes sairão em desfile alegórico pela RSC-471, em direção ao salão da Comunidade Evangélica, onde o restante da programação ocorrerá.

No desfile, o foco de 2020 será a educação, um dos pontos mais importantes para os alemães, ao lado da religiosidade. A pergunta "Como eram as vidas escolares?" dará o foco para a organização do evento, que conta com o apoio da prefeitura. 

As comidas típicas também terão vez e devem ser destaque no almoço do evento. Conforme o pastor, os organizadores pensam em acrescentar no cardápio o hackbraten, ou rolo de carne, e também a nuca de porco. Durante a tarde, jogos germânicos vão animar a festa, além da reunião dançante.

No final de março, os santa-cruzenses devem ter acesso a programação completa da festa, que é organizada por lideranças das localidades de Ponte Rio Pardinho, Rio Pardinho e Travessão Dona Josefa. "Será um evento para Santa Cruz do Sul. Todos são bem-vindos. Não queremos competir com outras localidades, mas queremos ajudar e contribuir com festas que valorizem a cultura alemã", destaca o pastor André. 


Foto: Aturvarp
Rio Pardinho se organiza para a primeira edição da Festa da Imigração Alemã