Política

Programa de vigilância colaborativa é tema de audiência na Câmara de Vereadores

2 de dezembro de 2019
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa foi apresentada aos vereadores nesta segunda-feira

    Lançado recentemente em Santa Cruz do Sul, o Programa Vigilância Colaborativa foi tema de audiência pública na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (2). Através do programa, imagens de câmeras de condomínios, empresas, associações e pessoas físicas poderão ser disponibilizadas aos órgãos competentes na prevenção de crimes. O programa será viabilizado por meio de uma parceria entre a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

    O promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, avaliou o programa como positivo e ainda destacou que se trata de um projeto simples e acessível à população: "Esse programa irá facilitar o que hoje é tão difícil a autoridade policial ter acesso a essas imagens. Isso acaba aumentando a elucidação de crimes e teremos uma diminuição drástica no número de crimes", comenta. 

    Conforme Barin, o programa é revolucionário, porque acaba sendo um facilitador do trabalho das autoridades policiais: "O sistema permite o acesso às imagens em tempo real, então ele tem um repressivo enorme. A tendência é de minimizar ou até erradicar os cimes em alguns locais. Mas o projeto tem um aspecto preventivo muito maior. Muitas das atitudes criminosas se dão porque o cidadão crê na impunidade, na medida que ele tiver a desconfiança que esse comportamento vai ser filmado e gravado, isso diminuiu drasticamente".

    Como funciona o programa?

    As câmeras privadas cedidas ficarão voltadas ao espaço público e serão custeadas por empresas ou pessoas que aderirem ao programa. Para participar, é preciso assinar um Termo de Adesão junto à empresa credenciada – inicialmente a Cindapa -, ter disponibilidade de internet para transmissão das imagens e pagar uma mensalidade de R$ 59,90 por aparelho ou locação (com valor conforme equipamento instalado). Segundo ele, as imagens serão armazenadas em uma plataforma e acionadas quando existir demanda. O gerenciamento do programa será responsabilidade da Assemp, com o credenciamento das empresas de segurança privada, condomínios, pessoas físicas e estabelecimentos e órgãos públicos que dispõem de câmeras de monitoramento. 

     

     

     

     

    Notícias relacionadas

    Oito projetos ingressam no Legislativo de Santa Cruz na sessão desta segunda-feira

    Política

    28 abr 24

    Oito projetos ingressam no Legislativo de Santa Cruz na sessão desta segunda-feira

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza sessão ordinária nesta segunda-feira (29), a partir das 16h, quando oito projetos serão analisados. Após, o Legislativo realizará uma reunião solene para homenagear a Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de…

    João Pedro Schmidt é anunciado como pré-candidato a prefeito pelo PT de Santa Cruz

    Política

    27 abr 24

    João Pedro Schmidt é anunciado como pré-candidato a prefeito pelo PT de Santa Cruz

    O professor João Pedro Schmidt foi anunciado oficialmente como pré-candidato a prefeito de Santa Cruz do Sul pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O evento ocorreu na tarde deste sábado (27), no Auditório do Sindicato dos Bancários. Ainda foram apresentados os…

    Defesa de Henrique Hermany emite nota sobre denúncia do MP: “fatos sem qualquer consistência”

    Política

    26 abr 24

    Defesa de Henrique Hermany emite nota sobre denúncia do MP: “fatos sem qualquer consistência”

    Na tarde desta sexta-feira (26), a defesa do vereador afastado Henrique Hermany, alvo de denúncia do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul na Operação Controle, emitiu uma nota de esclarecimento repercutindo a formalização da denúncia por parte do…

    Vice-prefeito de Santa Cruz afastado do cargo reitera inocência das acusações apresentadas na Operação Controle

    Política

    26 abr 24

    Vice-prefeito de Santa Cruz afastado do cargo reitera inocência das acusações apresentadas na Operação Controle

    Na tarde desta sexta-feira (26), o vice-prefeito afastado de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessel, emitiu uma nova reiterando sua inocência. Desbessell não ocupa o cargo desde novembro do ano passado, quando foi deflagrada a Operação Controle, pelo Ministério Público…

    Vídeos curtos