Arauto Saúde: saiba como prevenir o câncer de próstata


Por: Portal Arauto
Publicado 30/11/2019 08:00

Geral Arauto Saúde   CONSCIENTIZAÇÃO

O Novembro Azul é conhecido como o mês para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Para falar sobre o assunto, o Arauto Saúde desta semana entrevistou o urologista Alexandre Agra. A orientação inicial é de que todo homem, a partir dos 50 anos, procure o urologista para exames de rotina. “Procura-se antes se tiver sintomas ou histórico familiar de problemas prostáticos”, orienta. Os sintomas, segundo o profissional, são urinários. “A próstata é um órgão que fica abaixo da bexiga e quando ela cresce, por exemplo, ela pode causar sintomas”, explica. “Jato fraco, ir muitas vezes ao banheiro, acordar à noite para urinar, gotejamento após urinar, sensação de bexiga cheia após urinar, esses são alguns dos sintomas”, aponta. “Geralmente estão ligados à hiperplasia benigna, ou seja, problema benigno, mas podem estar relacionadas com câncer também”, frisa.

Hoje, o trabalho vem ocorrendo para conscientizar o homem para procurar o urologista, tentando o rastreamento, o diagnóstico precoce do câncer. Para isso, exames de rotina são fundamentais, entre eles, o do toque. “Existem outros exames, mas o exame do toque ainda é importante”, reforça Agra. “Ainda temos preconceito, porém, vem diminuindo. Existe o receio por achar que vai doer, o que o amigo vai pensar”, comenta. “É um exame simples, indolor. É um exame rápido, não prejudica em nada a saúde do homem”, salienta. “A associação do exame de toque com o PSA - coletado do sangue do paciente - são os melhores”, avalia. 

Com o diagnóstico precoce, o paciente tem chances de cura. “90% das vezes conseguimos curar se feito o diagnóstico precoce e, claro, um câncer de baixo risco”, aponta o urologista. Os cânceres de alto risco são curáveis também se diagnosticados antes de problemas maiores, como a metástase. “Não espere dar sintomas para procurar seu urologista, ainda mais quando há histórico familiar”, reforça. Para o conforto dos pacientes, os tratamentos estão cada vez mais modernos, começando pelo tratamento do câncer, com as cirurgias. “A cirurgia convencional, que é uma cirurgia aberta, você atinge excelentes resultados, além da opção de cirurgias por vídeos, robótica, que está disponível no Estado para fazer”, explica. “Temos a radioterapia, que contou com uma grande melhora na qualidade”, completa. “Além da hormonioterapia e quimioterapia. Drogas cada vez mais eficazes estão surgindo e melhorando a qualidade de vida e sobrevida do paciente”, finaliza.


Foto: Divulgação
Arauto Saúde: saiba como prevenir o câncer de próstata