compartilhe >>

"Desde janeiro eu não visito mais o gabinete do Guido", diz vice-prefeito de Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 22/11/2019 06:34
Atualizado 22/11/2019 06:34

Geral   ÂNIMOS ACIRRADOS

As rusgas entre os dois partidos que estão no comando do Executivo de Vera Cruz não são de hoje. Mas elas se acentuaram nos últimos dias. Um vídeo publicado nas redes sociais apontou o clima nada amistoso do prefeito Guido Hoff e do vice Alcindo Iser. Respostas de um lado e de outro foram dadas nesta semana, também pela internet, e os próximos dias podem ser de decisões no cenário político local. O PTB, partido do vice-prefeito, tem ficado de escanteio no governo. Não há secretários ligados à sigla, nem CCs, segundo o próprio Alcindo - informação, no entanto, contestada por Hoff. “Hoje, o PTB tem somente eu dentro da Prefeitura, que fui eleito”, desabafou Alcindo.

Após as “alfinetadas” de Guido Hoff, de que o PTB deixou de enviar emendas ao município a pedido de lideranças locais, Alcindo antecipa que será realizada reunião do partido, com vereadores e filiados. “Assim como está não tem como ficar”, sublinha ele, que, por enquanto, não confirma rompimento com a base governista municipal. “Até o momento somos governo”, reitera. O PTB, em 2016, já havia desembarcado da gestão Rosane Petry, quando também tinha o vice-prefeito, na época Loreno Nyland, como membro da sigla.

DIÁLOGOS SIM, DECISÕES NÃO
A deflagração da Operação Fura-Fila, em dezembro de 2017, mexeu com a estrutura política de Vera Cruz. De lá para cá, o PTB perdeu espaço. Hoje, o prefeito vai ao gabinete de Alcindo, mas o contrário não ocorre. “Eu desde janeiro não visitei mais o gabinete dele [do prefeito]. Me afastei por não ser ouvido”, afirma Alcindo, mas que destaca que não há discussão ou vozes alteradas um com o outro. “Cada um tem a sua posição. Eu tenho uma maneira e ele tem outra. Então, resolvi me afastar. Não sou de briga”, diz.

Quando se trata de decisões políticas, aponta Alcindo, o prefeito dificilmente pede sua opinião. “As decisões são tomadas apenas por ele. Participo muito pouco”, diz o vice-prefeito, ao afirmar que discorda, por exemplo, das mudanças ocorridas no plano de saúde dos funcionários e em outras áreas e que hora ou outra recebe reclamação dos munícipes. “Mas e decisão é dele [Guido]. Eu não concordo e por isso temos essas divergências. Mas, como ele é prefeito e determina da maneira dele, o que a gente vai fazer?”, reflete.

Sobre o vídeo, Guido diz que deu o “assunto por encerrado”
Guido Hoff diz que já deu o assunto repercutido nos últimos dias por encerrado, mas sublinhou que no vídeo publicado na quinta-feira, apenas destacou que em 2019 o PTB não enviou emenda a Vera Cruz, a exemplo de anos anteriores. “O reconhecimento sempre foi aberto e transparente. O partido sempre foi campeão de emenda para Vera Cruz. Só que em 2019, a pedido daqui [lideranças locais da sigla] não veio nada. Só isso”, avalia. Questionado sobre os motivos que levaram o PTB de Vera Cruz a fazer a suposta solicitação, Hoff disse: “Não sei o porquê e não me interessa saber. O que me interessa é Vera Cruz”, pontuou ele, que espera para 2020 a retomada da vinda dos recursos por parte da sigla.

E a tendência é que novas emendas venham para contemplar a Capital das Gincanas. Segundo Alcindo, o trecho de asfaltamento da Avenida Nestor Frederico Henn, entre o Banco do Brasil e a Escola Vera Cruz, no valor aproximado de R$ 700 mil, deve ser feito com recursos intermediados pelo partido. Também há previsão de R$ 300 mil para a área da agricultura, entre outras verbas. 


Foto Arquivo Jornal Arauto
Clima desde a campanha de 2016 para cá mudou
Clima desde a campanha de 2016 para cá mudou