compartilhe >>

Arauto Saúde: cuidados com a visão


Publicado 12/10/2019 08:00
Atualizado 12/10/2019 09:10

Geral Arauto Saúde   PREVENÇÃO

Cuidar da visão é tão importante quanto cuidar da saúde em geral. No Arauto Saúde desta semana, o oftalmologista Yuri Jung fala das doenças oftalmológicas e da importância da rotina de prevenção. O profissional reflete sobre as doenças que causam piora na equidade da visão, ou seja, uma dificuldade de visão e que podem gerar dificuldade de várias formas. “Por exemplo, a miopia que é corrigida com o uso de óculos e é quando ocorre a dificuldade para enxergar objetos de longe, mas preserva a visão para perto”, aponta. “Diferente da miopia, a presbiopia, que é a dificuldade de enxergar de perto e que vem com a idade”, acrescenta. “É uma dificuldade para leitura e para visualizar objetos próximos. A visão para longe é preservada”, completa. Há ainda doenças que podem causar embaçamento da visão em todas as distâncias, casos da catarata, úlcera de córnea, problemas de retina. 

Para prevenir ou tratar precocemente doenças oftalmológicas é importante ter acompanhamento periódico. “Existem muitas doenças que se manifestam com a dificuldade de visão, que vão levar a pessoa a procurar o oftalmologista já com a queixa. Mas existem doenças que nas fases iniciais não manifestam qualquer tipo de sintoma. Na consulta, conseguimos detectar mesmo que ainda não tenha se manifestado e que eventualmente, fazendo um tratamento na fase precoce, conseguiremos evitar que comprometa a visão”, aconselha. 

Para aqueles que necessitam de óculos de grau, Yuri Jung sugere que seja usado o grau adequado. “Caso contrário pode ser prejudicial à visão”, frisa. Já para aqueles que precisam de óculos para descanso, como é mais conhecido, o uso ocorre para aquelas pessoas que têm, normalmente, o grau pequeno. “Quando ocorre um grau de baixo estigmatismo, baixa hipermetropia”, explica. “Se a pessoa não usar o óculos, terá que fazer um esforço para compensar aquele grau e conseguir enxergar, ou às vezes até contrair as pálpebras para conseguir ter uma melhor visão. Ao usar aquele pequeno grau sentirá um conforto maior”, avalia.
A dica final do oftalmologista é para o verão, principalmente quando se usa mais o óculos de sol. Para quem precisa usar com grau, é possível fazer óculos de sol com grau. Basta o oftalmo prescrever uma receita específica. Já para quem quer apenas proteger os olhos, o profissional reforça que é importante buscar um óculos de qualidade. “Comprar em ótica e não em locais alternativos. Além de escolher uma lente que tenha principalmente proteção contra raios ultravioleta, pois caso contrário pode causar dano aos tecidos dos olhos.”


Foto: Divulgação
Arauto Saúde: cuidados com a visão