compartilhe >>

Projeto quer proibir comércio e uso de copos e sacolas plásticas em Santa Cruz


Publicado 04/10/2019 18:10
Atualizado 04/10/2019 19:49

Política   MEIO AMBIENTE

O projeto de lei que proíbe a utilização e comercialização de copos e sacos plásticos em Santa Cruz irá ingressar na pauta da Câmara de Vereadores na sessão da próxima segunda-feira (7). De autoria do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), a proposta leva em conta a questão ambiental e prevê que os copos e os sacos plásticos podem ser substituídos pelos biodegradáveis. Se aprovada, a proibição irá valer para restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares.

Conforme o vereador Carlão, dois fatores o motivaram a trazer a discussão para o Legislativo, sendo um deles o elevado tempo de decomposição do plástico no meio ambiente e o fato de estarem sendo criadas alternativas para o uso do biodegradável, como, por exemplo, a iniciativa de duas santa-cruzenses alunas do Senac que criaram o projeto Bioplast. Relembre aqui. "O projeto tem todas as condições de ser aprovado. Além de não trazer prejuízos para a natureza, os estabelecimentos comerciais terão o prazo de cerca de dois anos para se adequar. Quem ganha é a comunidade e o meio ambiente", destaca. 

Carlão já havia entrado com um projeto semelhante na pauta do Legislativo neste ano. A proposta previa a proibição apenas de copos plásticos nos estabelecimentos de Santa Cruz. Porém, o projeto foi vetado em junho deste ano. 

 


Foto: Maiquel Thessing/ Arauto FM
Projeto que proíbe comércio e uso de copos e sacos plásticos ingressa na pauta desta segunda-feira
Projeto que proíbe comércio e uso de copos e sacos plásticos ingressa na pauta desta segunda-feira