compartilhe >>

Arauto Saúde: o que são as lentes de contato para os dentes?


Publicado 28/09/2019 07:00
Atualizado 28/09/2019 07:02

Geral Arauto Saúde   ESTÉTICA

A Odontologia vem se desenvolvendo cada vez mais e, assim, surgem novas opções de procedimentos para tornar o sorriso ainda mais atraente. No Arauto Saúde desta semana, o assunto é lente de contato para os dentes e quem explica sobre o procedimento é o dentista Rafael André Bieck, especialista em próteses e reabilitação oral. Inicialmente, Rafael explica que a lente de contato é uma cerâmica ultrafina, que vem sendo difundida cada vez mais. O profissional trabalha com o material desde 2012, mas diz que agora é que as lentes estão ganhando espaço. “São cerâmicas que não necessitam mais de tanto desgaste da estrutura dental. Permite trabalhar com forma mais final do material e assim conseguimos ser um pouco menos invasivos”, salienta. 

A lente de contato para os dentes pode ser utilizada em praticamente todos os tipos de imperfeições, segundo ele. “Desde problemas de tamanho, de forma, de cor, de textura”, exemplifica. Diferente da forma como era feito o procedimento, em que o paciente precisava confiar - e muito - no dentista, pois não conseguia saber antes qual seria o resultado, hoje se trabalha com o planejamento reverso, “em que a gente consegue mostrar para o paciente como ele vai ficar antes mesmo de começar a conduzir qualquer tipo de preparo ou adequação dos dentes para receber as lentes”, esclarece. “Temos possibilidade de simular como será o sorriso dele”, acrescenta.

Os cuidados com as lentes de contato para os dentes são os mesmos que se têm com os dentes permanentes. “É um material muito bom, muito resistente, dificilmente vai quebrar. Ele pode fraturar por alguma fatalidade ou algum acidente, como o dente permanente”, avalia. Para manter os dentes em dia, o paciente precisará manter hábitos de higiene, que irão determinar a conservação das lentes. “O paciente que tem bom controle de higiene, passa fio dental, escova diariamente, não terá problemas”, frisa.

Mas e quem pode colocar lentes de contato para os dentes? “Pacientes que têm seus dentes em boca. Claro que conseguimos trabalhar para quem não tem dentes e sim dentaduras, usando-se implantes, mas paciente que tem dentes saudáveis conseguimos trabalhar”, diz. Não há idade para realizar o procedimento. “Temos pacientes com 20 anos que têm desgastes muito grandes e que necessitam algum procedimento não por estética, mas por questão mastigatória”, finaliza. 


Foto: Divulgação
Arauto Saúde: o que são as lentes de contato para os dentes?