Em 2029, número de pessoas com 65 anos ou mais ultrapassará o de menores de 15 anos


Publicado em 12/10/2019 18:00 Geral   RIO GRANDE DO SUL Fonte: Portal Arauto

A baixa fecundidade e a expectativa de vida acima da média nacional farão com que o número de pessoas com 65 anos ou mais ultrapasse o de menores de 15 anos no Rio Grande do Sul. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o chefe de agência regional, Luiz Eduardo Braga, o Estado será o primeiro a alcançar a marca. Roraima e Amazonas atingirão apenas em 2065 e o restantes das unidades federativas até 2060.

Como consequência, a população gaucha começará a reduzir em 2036. De acordo com a estimativa do IBGE, em 2060 serão cerca de 385 mil gaúchos a menos se comparado com 2018. Já a redução da população brasileira inicia em 2048. De acordo com Braga, o resultado da estimativa indica uma mudança na sociedade, em que as pessoas vivem mais, mas nascem muito menos. A média da taxa de fecundidade para reposição, por exemplo, é de dois filhos por mulher. No Estado, número já era 1,68 em 2018.

Política para idosos

Enquanto a taxa de natalidade cai, o número de pessoas na terceira idade cresce. Segundo a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Santa Cruz do Sul e pesquisadora, Miriam Etges, o grande desafio com esses números é enxergar o envelhecimento como progresso com qualidade de vida e não como carga ou peso. "É muito importante que a população tenha o entendimento de que ela vive mais, mas é preciso ter consciência que envelhecer é uma dádiva divina. Temos ainda que trabalhar as políticas públicas. Se o gestor enxerga que a população do seu município tem 15% de pessoas na terceira idade, ele deve trabalhar a favor dessa parcela, sem esperar que o governo estadual ou federal faça alguma coisa. Além disso, nas escolas e nas famílias precisa ser desenvolvido o respeito aos avós e aos pais idosos. Afinal, todos vamos chegar nesse processo", destaca. 

PortalArauto
Estudo aponta que a população de idosos gaúchos irá aumentar consideravelmente (Foto: Letícia Dhiel/PortalArauto )










Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br DB New