compartilhe >>

Câmara homenageia os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc


Publicado 23/09/2019 20:00
Atualizado 23/09/2019 20:25

Geral Política   SANTA CRUZ

Os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foram lembrados durante homenagem em sessão solene na noite desta segunda-feira (23), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz.

Proposta do vereador Alberto João Heck (PT), a homenagem busca valorizar o trabalho do curso, que promove a formação de profissionais para o exercício de atividades de ensino e de pesquisa, de assessoria e de consultoria, de avaliação e de planejamento, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em caráter interdisciplinar, consolidando a democracia, a afirmação da cidadania e a promoção da qualidade de vida de comunidades regionais.

O coordenador do programa de desenvolvimento regional, professor Rogério Leandro Lima da Silveira, ressalta estar muito honrado com a homenagem do Legislativo em um período complicado para a ciência brasileira: "Para nós é importante esse reconhecimento. Esse programa é muito especial para a Unisc e tem como foco o desenvolvimento regional, ou seja, de formar mestres e doutores em uma perspectiva interdisciplinar para que possam colaborar com o desenvolvimento da região. Nós temos alunos do Brasil inteiro e não só da nossa região", comenta.

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Unisc, foi implantado em 1994, com a oferta do curso de mestrado, sendo o primeiro em Desenvolvimento Regional, do país. Em 2005, com a consolidação do mestrado e da experiência em ensino e pesquisa em desenvolvimento regional, foi implantado o curso de doutorado.

Sua estrutura disciplinar e de atividades de ensino e pesquisa, valorizam a formação interdisciplinar. Também é variada a formação disciplinar dos seus docentes (geógrafos, economistas, jornalistas, historiadores, sociólogos, psicólogos, filósofos, entre outros) e dos seus alunos, o que estimula o debate, a reflexão e a produção do conhecimento novo no campo do desenvolvimento regional.

As primeiras turmas do curso de mestrado tiveram como alunos principalmente os docentes da Unisc – recém-criada naquele período – que necessitavam de qualificação em ensino e pesquisa. Também compunham o quadro discente, alunos oriundos de outras cidades e regiões do Rio Grande do Sul. Na medida em que o curso de mestrado foi se consolidando e, principalmente, a partir da oferta do doutorado, os alunos selecionados para o PPGDR passaram a vir também de outros estados do Brasil.

Desde a sua criação, o PPGDR-Unisc tem participado ativamente através da pesquisa e da extensão, e em parceria com outras instituições e organizações da comunidade de Santa Cruz do Sul e da região do Vale do Rio Pardo, das atividades de planejamento territorial e desenvolvimento regional, da promoção e difusão de práticas agroecológicas e em prol da agricultura familiar, de ações visando a sustentabilidade ambiental, e à diversificação econômica regional, da assessoria ao planejamento dos municípios, consórcios e conselhos regionais, do estímulo à organização e participação social da população rural e urbana nos processos de desenvolvimento territorial.

Atualmente, possui nota 5 na avaliação quadrienal da CAPES-MEC e é reconhecido no Brasil como um dos mais importantes e mais consolidados Programas de Pós-Graduação do país, na área do desenvolvimento regional. As inscrições para a seleção da turma de 2020 estarão abertas até o dia 22 de novembro de 2019, e podem ser realizadas através do site: www.unisc.br/ppgdr.

Nos seus 25 anos o PPGDR-Unisc já formou acadêmica e cientificamente aproximadamente 365 mestres e 103 doutores em desenvolvimento regional. Ao concluírem o Programa, os alunos estão aptos a:

a) realizar pesquisa e através dela produzir e difundir conhecimentos sobre e para a promoção do desenvolvimento regional;

b) realizar diagnóstico de potencialidades regionais, visando à formulação de projetos que objetivem a promoção do desenvolvimento regional; e

c) atuar em instituições públicas, privadas ou comunitárias em atividades de ensino, pesquisa e extensão, assessoria e consultoria, e avaliação e planejamento estratégico.

Ao longo desse período distintos colegas, desempenharam com afinco, dedicação e compromisso os cargos da coordenação e da coordenação-adjunta do Programa, contribuindo decisivamente para sua consolidação. Atualmente, o coordenador do programa é o professor Rogério Leandro Lima da Silveira. 


Foto: Jacson Stülp/ Assessoria de Imprensa/ Divulgação
Homenagem foi realizada na noite desta segunda-feira
Homenagem foi realizada na noite desta segunda-feira