compartilhe >>

Servidores do Tribunal de Justiça do RS entram em greve na próxima terça-feira


Publicado 19/09/2019 08:26
Atualizado 19/09/2019 11:04

Geral   REIVINDICAÇÃO

Os servidores do Judiciário do Rio Grande do Sul entram em greve na próxima terça-feira (24). A decisão foi tomada após assembleia geral em Porto Alegre, com a presença de 500 trabalhadores de 70 comarcas. O  principal motivo é a ameaça de extinção de cerca de cinco mil cargos de Oficial Escrevente, por projeto da Assembleia Legislativa. Atualmente, mais de 3,5 mil servidores ocupam este cargo.

Segundo a Oficial Escrevente Elenize Valentim, do Fórum de Santa Cruz do Sul, a greve é por tempo indeterminado, até as reivindicações serem atendidas pelo Tribunal. "Queremos a retirada do projeto, que só não foi votado pela pressão dos servidores. O cargo de Oficial Escrevente é a maior mão de obra do Tribunal e a mais barata. Queremos ainda a reposição da inflação desde 2014. Estamos com defasagem de 80% no nosso salário. Além disso, queremos a equiparação do valor do auxílio-refeição em relação ao que recebem os juízes e a correção do auxílio-condução dos oficiais de justiça, extremamente defasados", conta.

Durante a greve, os servidores ficarão no saguão do Fórum, como protesto pelos direitos reivindicados. Entretanto, as audiências serão mantidas e as urgências cumpridas. 


Foto: Divulgação
Em assembleia geral, categoria aprovou greve
Em assembleia geral, categoria aprovou greve