compartilhe >>

Prefeitura disponibiliza caminhão-pipa para abastecimento das escolas


Publicado 18/09/2019 08:45
Atualizado 18/09/2019 10:53

Região   VENÂNCIO AIRES

O abastecimento de água nas escolas municipais de Venâncio Aires está garantido. A Prefeitura divulgou nota na manhã desta quarta-feira (18) sobre a disponibilização do caminhão-pipa à Secretaria de Educação, para que as unidades não fiquem desabastecidas. O Executivo ainda autorizou a compra de água para consumo até que o problema do rompimento da adutora seja solucionado.

Todo o município está desabastecida desde a noite desta terça-feira, quando o rompimento foi registrado no Bairro Morsch. Conforme a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a previsão é de que a obra de conserto da adutora seja concluída até o final da noite desta quarta-feira (18). A partir da conclusão, o abastecimento vai começar a ser normalizado. 

Município institui Gabinete de Crise

Um Gabinete de Crise foi instituído para garantir atendimento em serviços essenciais. Um encontro reuniu lideranças do executivo, Corporação de Bombeiros, equipe da Corsan, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

A sede do Gabinete ficará junto aos Bombeiros e as solicitações de apoio e ajuda poderão ser solicitadas através dos telefones 3983 1165 ou 193. Ficou determinado que nesta quarta-feira (18), as escolas da rede municipal terão atendimento normal. A Prefeitura já disponibiliza água mineral para consumo em todas as unidades e quatro caminhões pipas iniciarão um roteiro de abastecimento das caixas de água.

Amanhã, quinta-feira (19), as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFS) que são abastecidas pela rede da Corsan não terão aula, mas as de Educação Infantil (EMEIS) terão aulas normais, pois serão abastecidas pelo Gabinete de Crise.

As unidades de saúde também receberão abastecimento, porém o Gabinete alerta que poderá ocorrer um novo agendamento de consultas, principalmente odontológicos. Mas as unidades estarão abertas normalmente. O Hospital São Sebastião Mártir possui poço artesiano e, portanto, não compromete o atendimento.

Os quatro caminhões possuem ampla capacidade de abastecimento, a Corsan já está deslocando três do Município de Farroupilha para Venâncio Aires, um chegará diretamente para abastecer a Penitenciária. E depois todos entram no roteiro gerenciado pela Defesa Civil para abastecer os serviços.

Os cidadãos que precisarem de água, poderão buscar junto aos poços da Corsan que ficam na rua Emílio Michel, um ao lado do Posto de Saúde e outro ao lado da EMEI Mônica. Haverá plantão para entregar água as pessoas que necessitarem. Nestes locais e na ETA de Mariante serão onde o Gabinete abastecerá os caminhões pipas.


Foto: Arquivo/Agência Brasil
Medida visa garantir o abastecimento aos alunos da rede municipal
Medida visa garantir o abastecimento aos alunos da rede municipal