compartilhe >>

Ônibus devem passar por melhorias em até 60 dias


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 13/09/2019 08:10
Atualizado 13/09/2019 09:54

Geral Região   ADEQUAÇÕES PARA MAIS SEGURANÇA

A comunidade se uniu, relatou precariedade em ônibus que realizam transporte público e escolar em Vale do Sol, e o Município realizou, na noite de segunda-feira (9), audiência pública para destacar a preocupação com a segurança dos passageiros - especialmente dos alunos, e o pedido por melhorias. Em dois meses, a empresa Auto Viação Vale do Sol se comprometeu em realizar adequações em veículos com problemas como falta de cinto de segurança e assoalho furado, por exemplo. O plenário da Câmara de Vereadores ficou praticamente lotado e os relatos seguiram por mais de duas horas. 

O assessor jurídico da empresa de transportes, Henrique Hermany, e o fiscal Braulio Buboltz também afirmaram que o ônibus 80, que faz o trajeto de Alto Castelhano, será substituído. O ônibus que faz o trajeto de Linha Fischer, Fontes do Vale, Linha Quatro, Rio Pardense, passará por melhorias, assim como o que faz a linha universitária. “São justas as reivindicações, o objetivo sempre é prestar um bom serviço”, frisou Hermany, que relatou as dificuldades que as empresas do setor enfrentam para dar continuidade ao serviço.

POR MAIS SEGURANÇA

O prefeito Maiquel Silva conduziu a audiência e resumiu os relatos de problemas enfrentados, como a carência de cinto de segurança em alguns veículos, problemas em freio, goteiras, assoalho furado. Essas e outras questões foram reforçadas por muitas manifestações da comunidade, a partir de vivências pessoais e com os filhos, que em resumo querem a solução para a precariedade em seus ônibus e clamam por mais segurança no transporte. São mais de 700 estudantes que fazem uso do transporte por parte da Auto Viação Vale do Sol diariamente. O presidente do Legislativo, Vanderlei Martin, frisou que os veículos precisam estar em boas condições de tráfego, principalmente devido à aquisição de passagens realizada pelo Município, que no mês de setembro correspondeu ao pagamento de R$ 161 mil para a empresa Auto Viação Vale do Sol. Por isso, espera que a audiência pública contribua para melhorar a segurança no transporte de estudantes e da comunidade em geral.  

VISTORIAS MAIS FREQUENTES

O Prefeito também se comprometeu a estreitar o prazo de vistoria dos veículos, possivelmente a cada seis meses, para zelar pelo bom funcionamento e segurança dos passageiros. Até então, todos os laudos de vistorias feitas pela Secretaria de Obras foram positivos, com nenhum apontamento que pudesse causar danos aos alunos ou munícipes, ainda que problemas ou falhas nos veículos possam acontecer.  Mais de uma dezena de mecânicos atua na empresa para trabalhar na manutenção dos ônibus, afirmou Hermany, e todos os alvarás estão em dia.  

Em ata, a reunião ficará registrada para consulta da comunidade, Poder Público e empresa. Ainda, o Prefeito solicitou à comunidade que formalize junto à Prefeitura denúncias e reivindicações, para que possa ficar documentado e seja cobrada a melhoria. 


Foto Divulgação
Vereadores, Prefeito e representantes da empresa...
Vereadores, Prefeito e representantes da empresa...