compartilhe >>

Alunos de Santa Cruz passam de fase na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 10/09/2019 17:43
Atualizado 10/09/2019 17:44

Geral   TALENTOS LOCAIS

Alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul passaram para a segunda etapa da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. Na última semana foram escolhidos os textos vencedores nas categorias poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião. 

Uma comissão julgadora, formada por profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEE) selecionou os melhores textos, entre alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Eles garantiram vaga na etapa estadual da olimpíada. Também estão previstas as etapas regional, nacional e um evento de premiação.

Pedro Henrique da Veiga dos Santos, da Emef Professor José Ferrugem, foi o vencedor na categoria poema; Emilly Ramos Wendt, da EEEF Professor Affonso Pedro Rabuske,  na categoria memórias literárias; Nathália Fernandes, da Emef Harmonia, na categoria crônica; Júlia Pires de Freitas, Daniela Wollmuth e Yasmin Machado Mueller da EEEM Santa Cruz, na categoria Documentário; e Adriele Catharina Storch, do Colégio Estadual Monte Alverne, na categoria artigo de opinião. 

Para a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, a olimpíada contribui para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Ele ressalta, no entanto, que a tônica não está no produto final. “O foco não reside no resultado, mas no processo, que vai desde a mobilização dos professores e incentivo aos estudantes, até as etapas seguintes em que todos podem se avaliar num universo de outros escritores”. A preparação para participação no concurso é feita por meio de materiais de estudo disponibilizados para professores e estudantes. 

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontece em todo o país, integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. A homenageada este ano é a escritora Conceição Evaristo. Já o tema das produções, O lugar onde eu vivo, propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.  

A comissão julgadora da etapa municipal foi formada pela psicopedagoga Nilva Maria Lange Kappel, pela professora de língua portuguesa Inês Lúcia Sehn e pela supervisora escolar Júlia Regina Muller Schuster.