compartilhe >>

O que disseram os vereadores sobre o projeto da LDO 2020


Publicado 22/08/2019 06:50
Atualizado 22/08/2019 13:39

Política   SANTA CRUZ

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul apresentou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020 na manhã desta quarta-feira (21). A audiência pública teve a presença de seis vereadores e líderes de sindicatos, e foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, que fará a discussão da proposta. Segundo o projeto, que deve ser entregue para apreciação das bancadas ainda nesta semana, o município terá R$ 26 milhões a mais para investimentos no próximo ano, ou seja, um crescimento de 5,58% em comparação ao ano passado.

A concentração dos recursos, que somam R$ 509,5 milhões, ocorre principalmente nas secretarias de Saúde, Educação, Obras e Fazenda.

De acordo com o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt, o documento será encaminhado para apreciação dos vereadores ainda neste semana. "Já na próxima sessão deve estar em pauta no Legislativo, para que eles possam vir a ingressar com alguma emenda. Após isso, haverá a homologação do prefeito, e finaliza a etapa da LDO. Em novembro, é que se apresenta a LOA, no mesmo procedimento. Após aprovação, teremos o orçamento de 2020", explica.

Confira a avaliação dos vereadores que participaram da apresentação do Plano LDO 2020:

Para o vereador Alceu Crestani (PSDB), os orçamentos da saúde e da educação ficaram bons, mas a pasta da Agricultura deveria dispor de mais recursos, por ter um peso grande na economia da cidade. "Os valores da saúde e educação são necessários e estão de acordo. Quanto a agricultura, poderia ter mais devido a importância que têm na nossa economia. Mas vamos discutir isso ainda com o governo", diz.

O vereador Alex Knak (MDB), afirmou estar feliz com o aumento orçamental em mais de 5,5%, pois é sinal de que a economia já começa a superar a crise, mas ao mesmo tempo, coloca o poder público na obrigação de trazer mais respostas à população. “É preciso realizar mais. Existem muitas obras que deveriam ter sido terminadas e outras que nem iniciaram. Cito pavimentação de ruas, que traz reflexo na mobilidade, na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Além disso, nossos bairros têm muitas necessidades, assim como o nosso interior que espera condições mínimas para produzir e escoar a produção. O mínimo que o Executivo precisa fazer é ter um olhar atencioso com aqueles que fazem a nossa economia girar, produzir riquezas e prosperidade”, expõe.

Conforme o vereador Gerson Trevisan (PSDB), a reunião foi extremamente produtiva e mostra que o governo tem se comprometido nos investimentos na cidade para melhorar a vida da população. "Tivemos um incremento de quase 5,6% no nosso orçamento, e isso mostra que a Administração Municipal têm um olhar sobre todas as nossas áreas. Tanto que, 53% desse valor, será investido em saúde e educação, seguido de obras e segurança, de muita importância. Vamos receber o LDO na Câmara, analisar e discutir, para que até outubro possamos votar e no final do ano, já finalizar", salienta.

Já para o vereador Mathias Bertran (PTB), o aumento da previsão orçamentária preocupa, principalmente por estar abaixo da inflação e abranger inúmeros empréstimos para obras na cidade. "Nos faz ligar o sinal amarelo, até porque tivemos perda da receita do ICMS, queda de 10% da receita do Estado, e tudo isso está impactando nas contas públicas do município. Se fala muito de onde serão investidos os valores, mas não vimos preocupação com aumento das despesas, não se falou como será feito para economizar, e isso é preciso", afirma.

A mesma opinião sobre maiores investimento na Agricultura e no interior, é da vereadora Solange Finger (SD). "A questão da saúde e educação ficou bom. Mas na agricultura, poderia ter um milhão a mais. Para os jovens permanecerem no interior, é preciso mais incentivo. É no período de safra que aumentam as vendas do comércio da cidade e a circulação de dinheiro é maior", explica.

O vereador Zé Abreu (PTB), avaliou a reunião como um momento importante para análise dos investimentos, mas lamentou a ausência de alguns vereadores e até mesmo, da população. "Fiquei impressionado que os investimentos tiveram aumento baseado por 2018, mesmo o cenário econômico nos fazendo prever o contrário. Foi um momento importante, mas precisamos agora analisar os investimentos, para que possamos atender todas as demandas da nossa cidade. Uma pena que poucos vereadores se fizeram presentes, bem como a população", analisou.


Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
Projeto da LDO foi apresentado ontem
Projeto da LDO foi apresentado ontem